5 de março de 2010

Viajando de trem pela Europa

Em abril eu e o Bebeto vamos fazer uma pequena viagem para realizar alguns sonhos, então comecei a pesquisar a melhor maneira de viajar aqui na Europa e acabamos optando pelo trem. A malha ferroviária europeia oferece inúmeras possibilidades: trens rápidos (muito rápidos), conforto, segurança e tudo isso com tickets relativamente baratos. Sem falar na oportunidade de "namorar" uma paisagem verdadeiramente linda.

Não dá para comparar os trens daqui com os do Brasil. Primeiro por que aqui andam de trem desde estudantes até o pessoal mais sofisticado, ou seja é um meio de transporte super democrático e muito utilizado por todos. Dentro dos trens os viajantes encontram um ambiente tranquilo (na maioria das vezes), com poltronas bem confortáveis, sendo que alguns oferecem cabines com acomodação para o viajante noturno, restaurantes e até acesso a internet. Só uma dica: não deixe de reservar o seu assento, pois por um pequeno valor você garante que vai viajar sentado e que vai poder curtir a viagem. Ah, outra dica: não deixe de viajar sem ticket, pois mesmo que não haja fiscalização sempre, não vale a pena correr o risco de ser pego, pagar uma multa e transformar a sua viagem num pesadelo.

Há tickets especiais que o viajante pode adquirir, entre eles o Eurailpass, Europass e o German Rail. Com esses passaportes o viajante pode viajar por vários países num período de dias e de uma maneira muito econômica, mas claro que com algumas regras a serem seguidas. Vale a pena dar uma olhada nesse site aqui: http://www.raileurope.com/index.html. Quem mora na Europa a mais de 6 meses só pode adquirir o Eurailpass, mas ganha um bom desconto.

Há outras maneiras de se viajar barato por aqui: sites de carona, companhias aéreas low cost e aluguel de carros, mas isso é assunto para um próximo post.

Fonte: Google Imagens

5 comentários:

Anônimo disse...

ótima idéia. temos que aproveitar a oportunidade de morar "perto de tudo" e conhecer vários cantos.
eu até hoje me pego surpresa de como a paisagem pode mudar em poucos 100km... coisa que no Brasil nao existe.
Para onde vcs vao? J´amotaram um roteiro?

Me disse...

Quando eu fui para a Europa e acabei indo sozinha eu optei por voar, pois me sentia mais segura... mas na proxima vou tentar ir de trem.

bjs

Lucia disse...

Al morre de vontade de fazer uma viagem de trem assim. Achei super legal essa sua ideia e nao vejo a hora de ver fotos quando voces forem. bjos

Lu Francesa disse...

Eu adoro viajar de trem :)

qual é o percurso q vcs farão? :), compram "pacote"/passe especial ?

Beijocas,Lu

Liza Souza disse...

Meninas,
desculpa a demora em responder. Vamos inicialmente para a Holanda e Hannover. Depois vamos para Berlin e Munique. Pretendemos comprar o Eurorail, pelo que pesquisamos vai sair mais em conta.
Beijos