7 de setembro de 2009

Quanto custa um casamento?


Quando decidimos nos casar no religioso sabiamos que uma festa de casamento nao era barato, mas não imaginavamos que custava tanto. A impressão que tenho é que ao dizer a palavra mágica "casamento" você eleva consideravelmente qualquer orçamento de buffet, salão de festa, música, decoração ou qualquer outra coisa que seja necessária para a realização do evento. Existem muitas opcoes no mercado, muitos detalhes para se considerar, e se não for muito bem planejado imagino que um casamento pode trazer mais dor de cabeça do que felicidade para os noivos. Entre as coisas mais importantes que estou lembrando e que já pesquisei por alto estão:
  • Vestido da noiva / Traje do noivo
  • Bolo de casamento / Bem-casados
  • Fotógrafo
  • Filmagem
  • Decoração
  • Música para a cerimônia de casamento
  • Locação de salão para a festa
  • Música para a festa
  • Serviço de buffet
  • Convites
  • Dia da noiva
Tenho feito muitos orçamentos e posso afirmar que para a realização de um casamento simples as despesas chegam facilmente aos R$15.000, 00. Agora para aquelas que querem um pouco mais de luxo (ai meu Deus, acho que entro nessa categoria!) o casamento pode chegar a R$50.000,00. Claro que há casamentos que ultrapassam os R$100.000,00, esses bem mais sofisticados. Será que esse é o preço da felicidade?

Mesmo me assustando um pouco com os valores e me entristecendo um pouco quando penso em quantas pessoas não tem a oportunidade de comemorar do jeito que desejam, tenho sonhado muito, afinal esperei por isso a vida toda. Porém estou bem consciente que é preciso manter os pés no chão (na maior parte do tempo, é claro!). Acredito que eh possível ter bom senso sem deixar de lado o bom gosto. Determinar o que eh importante, estipular um valor máximo que podemos gastar, pesquisar muito e abrir mão de algumas coisas, afinal eu não preciso servir com talheres cravejados de prata ou ter uma banda famosa tocando na festa, mas para mim será importante casar com o vestido do jeitinho que sempre sonhei e ter um excelente fotógrafo para registrar esse momento para sempre.

O casamento é um momento especial, e devemos fazer o possível para realizar todos os sonhos possíveis. Fazer um bonito casamento, uma bonita festa, comemorar com o máximo de coisas que puder, mas daí não dormir depois da festa com uma infinidade de contas para pagar não faz o menor sentido, pelo menos para mim.

"Vale a pena pensar que no fim das contas o único número que conta nessa hora é a quantidade de batidas dos corações dos noivos quando se encontram no altar!"

9 comentários:

Anônimo disse...

menina... me lembrei do meu casamento agora. Quantos planos, orçamentos, pesquisas na net, tabelas e tal eu não fiz???
e olha que como meu marido é só católico de carteirinha e eu não tenho religião alguma deixamos a igreja de lado.
Não sei se no brasil isso é comum, mas nós aqui pedimos dinheiro como presente de casamento - já que moravamos juntos e tinhamos a casa completa. Foi a melhor coisa! Os presentes foram tantos que pagaram a festa!

Ciça Donner disse...

Mana eu também cai dura e preta no chao quando em um desses blog de noiva ela voltou da lua-de-mel se gabando de ter conseguido se manter no orcamento de miseros 15 mil reais no seu casamento pesquisando, pechinchando etc!!!

Mas uma coisa eu tenho certeza: VALE A PENA

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Nós pulamos a festa. Casamos sem "auê". Nunca tive esse sonho e meu marido também não. Então não sentimos falta. Sei que se eu tivesse o sonho, ele teria feito o possível para realizá-lo (e o impossível). Parte da família não gostou. Alguns amigos criticaram. "Casamento sem festa não é casamento". Mas nós não pensamos assim e provamos que o importante é o amor. Estamos casados há 6 anos e com o primeiro filho a caminho. O dinheiro que havíamos guardado (e poderia ter sido usado na festa) foi investido na entrada da nossa casa própria e de uma viagem bem romântica de lua=de-mel (isso eu acho fundamental para o casamento dar certo hehehehe). O que eu quero te dizer é que você deve lutar para realizar seus sonhos, por que a vida é feita disso! O que nos move a cada dia que passa é a capacidade de sonhar e de lutar pelo que queremos! Se você sempre sonhou com uma festa, faça do jeito que sempre sonhou. Mas tenha em mente que a simplicidade pode ser a chave de uma vida feliz (e de uma festa de casamento perfeita) . Beijo! Boa sorte!

Blog Dri Viaro disse...

amiga, eu tb não casei com nenhum bereguedé, mesmo pq tava gravida hehe, nem vestido de noiva coloquei, mas eu acho que se a pessoa tem condição deve fazer, na epoca nem era falta de condição era falta mesmo de não saber casar, oi? hehe, mas sério a gente era meio lerdo e nem pensou nessas coisas de festa bonita e tals, mas qdo eu for rica e tiver condição quero uma festa bem lindona de casamento no religioso (pq so casei no civil), com o mesmo marido claro.
bjssss

Camila disse...

Eu casei no civil e fiz uma festa - tive que planejar tudo sozinha, por conta da distância. Eu no Brasil, ele na Alemanha.
Inacreditável o quanto noivas sao exploradas, bastou mencionar a palavra casamento e plim! Magicamente todo e qualquer valor se multiplica...
Boa sorte com o seu casamento, espero que seja tudo de acordo com o seu desejo e que caiba no seu orcamento!

Lucia disse...

Olha Liz, acho que o meu nao custou nem 5 mil dolares. Consegui um lugar lindo em frente ao um lago (onde nos casamos e tivemos a cerimonia) - eles providenciaram quase tudo la dentro e a comida era maravilhosa e o servico tb.

Minha mae fez todos os buques e decoracoes (pois era excelente com isso), comprei o vestido dos meus sonhos on sale, minha cunhada fez meu bolo (que ficou exatamente como queria - ela trabalhava com decoradora de bolos na epoca) e casamos numa sexta envez de Sabado o que nos ajudou a economizar muuuuito!

Uma coisa que me arrependi foi nao ter pago por um fotografo experiente. A que usei foi uma amiga que estava somente comecando como fotografa, me cobrou barato, mas odiei as fotos! Me arrependo ate hoje!

Outra coisa que nao gostei foi o DJ - a mulher nem conseguia pronunciar meu nome direito e tocou musicas que coloquei na lista pra NAO tocar. Devia ter contratado uma banda que meu marido sugeriu.

Fora isso, fizemos mt coisa nos mesmos e recebemos ajuda de familia que nos ajudou a economizar bastante. Qdo vc nao tem dimdim, mas quer o que quer, sempre tem um jeito, rs.

Bjos

NeliFlor disse...

Custa a alegria de sempre olha para seu album e lembrar com alegria de todos os momentos
.....o meu foi simples para o que eu sempre sonhava mas nao mudaria nada
bjusss

Para cortar um pouco os custos nao pagar pela fotos ja é um bom comeco
sempre tem alguem que gosta muito de fotografia e pode quebrar esse galho
bjussssss

Beth/Lilás disse...

Oi, Liza!
Sabe, há meses fui num evento desses para noivas, fiquei boquiaberta com a quantidade de coisinhas que tem hoje em dia para realizar um casamento bonito e fiz até um post. Veja aqui|:

http://supremamaegaia.blogspot.com/2008/06/os-bem-casados-estavam-deliciosos.html

Espero que vc pesquise bastante este ano, pois precisará verificar com muito cuidado tudo, muitas vezes as aparências enganam.
Mas, no final tudo acaba dando certo e depois, como disse a Ciça, Vale a pena!

bjs cariocas

My Little Dress disse...

Oi Liza!! Aii nem me fale, o meu casamento foi assim...planejei planejei e no final gastei 2 vezes mais AHAHHAH...mas foi uma delicia!!! valeu muitooo a pena!! bom se precisar de algumas dicas etc pode avisar...e se for casar em sampa tenho uma banda que tocou no meu casamento que foi animal e foi uma das mais baratas que achei no mercado!! super bjao La