29 de novembro de 2009

Se preparando para o Natal

Hoje, quarto domingo que antecede o Natal, começa o Advento. Essa é uma época muito importante e muito comemorada pelos alemães que dão muito valor às tradicoes natalinas. Época de preparação, reflexão, alegria, expectativa e espera pela festa que eles consideram a mais importante do ano. É engraçado como para eles o natal é uma festa tão significativa e cheia de tradicoes, pelo menos essa é a impressão que tenho. Gosto disso! Me faz feliz está num lugar onde se pode respirar o clima natalino por toda parte, afinal como já disse aqui, é uma das festas que mais gosto. O advento é a época de se ter sobre a mesa a Adventskranz, guirlanda decorada com fitas coloridas e com quatro velas que devem ser acesas em cada um dos domingos que antecedem o natal. É nessa mesa que as famílias sentam no final da tarde para comer os Weihnachtsplätzchen, biscoitinhos caseiros feitos pela própria família com a ajuda das crianças (Miguel que se prepare, por que vai ter que colocar a mão na massa!). Também é a época do Adventskalendar, calendário que traz uma surpresa diária para cada dia, até a chegada do dia 24, onde a criança recebe o presente de Natal (Pausa para uma curiosidade sobre o meu Adventskalendar: A surpresa mais especial está na botinha do dia 20. Se alguém adivinhar por que ganha um beijinho). Também é a época do Nikolaustag, 6 de dezembro, dia que o São Nikolausvem e enche as botinhas das crianças e dos adultos que acreditam nele (traduzindo: eu), com doces, balas e chocolates. Ah, não posso me esquecer que também é tempo de neve, acessório indispensável para um Natal especial.

Um pouquinho da nossa decoração de natal, pena não poder deixar aqui o cheirinho de nozes que a vela deixa no ar:




4 comentários:

Lu Iank disse...

Oi Liza..
hahaha.. eu sei o porque do recadinho especial do dia 20, seria porque tem alguem que faz aniversario nessa data? (suspense!!!)
Essa semana vou arrumar a nossa decoracao aqui em casa. Pena que vc mora longe, senao iria pedir a sua ajuda. Nao sou tao boa nessas coisas de arrumacao. Sempre acho dos outros mais bonitas e arrumadas. A sua decoracao ta linda! Parabens...
Bjs
Lu

Beth/Lilás disse...

Liza,
Essa tradição alemã é bem mais bonita do que aqui no nosso Brasil VerOnil, tem mais apelo cristão, menos consumista, talvez.
E é muito bonito ver as crianças ajudando a fazer os biscoitos desta data, participando com a família.
Acabo de escrever um post que fala sobre isso, depois leia e de seu pitaco por lá, ok.
A árvore e enfeites estão um mimo e fiquei louca por esta vela que vc diz ter cheiro de nozes. Ah, eu amo nozes!

bjs cariocas

Anônimo disse...

Ai amiga, esse é o mês que amamos né! Nossa sua decoração tá linda!
Dia 20 é Herzlichen Glückwunsch ou Zum Geburtstag Liza...Obs. tentei inúmeras vezes pesquisar como se escreve...hehehe
Migaaa saudades!!!

Lucia disse...

Ficou tao lindo o seu cantinho!!! E obrigado por explicar o que eh advento. Voce ja era a quarta pessoa a mencionar isso e eu aqui boiando... Nao tinha a minima ideia do que era. rs

bjinhos