22 de setembro de 2010

Ah, os médicos alemães...

Na semana passada fui ao ginecologista. Queria saber se está tudo bem comigo já que o plano é engravidar o mais rápido possível. Sempre achei que essa era a primeira providência quando se deseja um bebê. Também queria saber quando devo começar a tomar o ácido fólico, vitamina que ajuda na formação do tubo neural da criança, indicado para os meses que antecedem a gravidez e também durante o primeiro trimestre.

O médico não fez nenhum exame. Só perguntou se eu tinha engravidado facilmente do Miguelzinho e quando eu respondi que sim, disse que então estava tudo bem para eu engravidar de novo. Fiquei com aquela cara de "simples assim?", "não vai nem olhar o colo do útero, fazer o meu exame de prevenção anual, nadinha de nada? E as vitaminas, seu doutor?" Bom, quanto as vitaminas ele disse que é bom tomar e que não precisava ser agora e sim quando eu engravidasse. Nem preciso dizer que já corri na farmácia e comecei a tomar, né?

Sai de lá um tanto decepcionada, mas a verdade é que até hoje não achei nenhum médico por aqui que merecesse uma nota 10, apesar de conhecer pessoas que deram mais sorte aqui que no Brasil. Acho importante se ter confiança no profissional que te atende e por isso vou procurar outro médico para me acompanhar durante a gravidez, mesmo que isso signifique me deslocar para outra cidade, já que ele é o único ginecologista da cidade onde moro.

Na gravidez do Miguel tive o mesmo problema. Escolhi um médico em outra cidade por que era o único que falava português, mas viajar 1 hora e meia de onibus para uma consulta pode ser um tormento para uma grávida principalmente nos primeiros meses. Agora com o alemão que tenho me sinto segura para procurar um numa cidade mais próxima. Vamos ver se dessa vez eu arrumo um médico que ajude a mudar a minha opinião sobre os profissionais daqui, e que me encoraje a encarar a aventura que pode ser ter um filho por essas bandas.

13 comentários:

Ma disse...

Você deve começar a tomar o ácido fólico 3 meses antes de engravidar e ainda pelos 3 primeiros meses de gestação, foi essa a orientação que recebi de todos os médicos sempre. O Miguel nasceu aqui ou no Brasil? Querida, ter filho aqui é realmente uma aventura à parte, mas... não tem jeito o negócio é se jogar de cabeça. Mas tenta achar outro médico sim, eu vou mudando até o santo bater. Bjs

Liza Souza disse...

Ma, o Miguel nasceu no Brasil, mas a cesaria foi feita por um médico alemao. Cômico, né? rs Estamos estudando todas as possibilidades, mas nao quero estar longe do Bebeto nos ultimos meses da gravidez e nem deixar o Miguel longe do pai por muito tempo. E ter ele do meu lado na hora do parto é essencial para nós dois. Resumindo o jeito é encarar a aventura e confiar em Deus, por que só Ele mesmo para me dar coragem de passar por uma coisa dessas. hehehehehe
Beijos

Kah Furlan disse...

Eita, eu só tive que ir no médico uma vez aqui e ela mal olhou pra mim, encostar pra examinar então? Vixiiii...

Mas eu acho que procurando sempre se acha e com certeza vais achar um médico/a bom/a que vai trazer seu novo sonho pra esse mundo =)
Boa sorte!

Beijão!

Lúcia Soares disse...

Liza, fica tranquila. O importante é encontrar o médico que a deixe segura. O resto é com a natureza mesmo.
Tendo filho aí, dificilmente cairá numa cesárea.
A sobrinha do meu marido, que mora aí, em Bergheim, tem um filho de 12anos e uma filha de 2. Teve os dois aí. Da primeira vez, a mãe foi para ficar com ela. Agora ela teve sem ninguém, só ela e o marido para cuidarem.
Os partos dela, se fossem aqui no Brasil dariam logo uma cesárea, pois ela demora muito no trabalho de parto, a dilatação demora. Mas ficam firmes, esperando. No fim, ela gosta mesmo é desse método.
Vai dar tudo certo, fica tranquila.
Sobre o ácido fólico, nunca o tomei. Parece que é de uns anos pra cá que o prescreveram para a gravidez.
Confia em seu médico e bola pra frente!
Beijos!

Glorinha L de Lion disse...

Nossa Liza, deve dar uma baita insegurança né? Mas vai procurando com calma. Não tem nunhuma amiga aí que te indique um bom médico? Olha, obrigada por seus votos de feliz niver lá no blog. Só agora estou conseguindo colocar tudo em dia. esppero que ache um bom DOCKTOR...hehe Beijos.

Unknown disse...

Bom dia Liza,

Espero que você encontre um médico de confiança, pois isso é fundamental para uma boa gravidez. Como é o segundo tudo corre mais tranquilo, nada como a experiência...

Beijos,

Nilce disse...

Oi, Liza

A confiança é o principal, né, querida?
Mas, logo vc vai encontrar um médico bom e legal.
Fiquei muito feliz que você quer engravidar novamente. Uma criança é sempre bem vinda.
Fique calma que tudo dá certo.

Bjs no coração!

Nilce

Bordados e Retalhos disse...

Imagino sua angústia. Poxa nem examinar o útero? Que isso!!!Querida acho melhor vc conversar com outro médico mesmo. Boa sorte!Bjs

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Paciência com as médicos... Eles andam perdendo o crédito com os pacientes! rs esqueceram que é melhor a prevenção.
Beijos

Paloma disse...

Difícil, né, Liz! Te desejo sorte. Se te consola, antes da Isa nascer, passei por quatro obstetras diferentes, e só achei uma bacana no quinto mês...bjo
Paloma e Isa

Bia disse...

Ai Liza, acho que no Brasil a gente é muito mal acostumada com os médicos, principalmente como há médicos na família!

Chega fora do país, é esse horror, que a gente se pergunta o que que ensinam nas faculdades de medicina desses país. Fora que devia rolar um atendimento ao cliente em relação a médico. Ninguém merece, uns médicos que são mais grossos que pata de cavalo!

Boa sorte, e que vc encontre um médico legal e que te acompanhe bem!

bjs

Lucia disse...

Troca de medico! Eu estou com meu gineco ha uns 15 anos e confio totalmente nele. Todo ano faco os exames anuais e ele sempre responde minhas perguntas atenciosamente. E o melhor: sempre me atende na hora marcada!

Nao eh possivel nao ter um medico decente ai, eu com certeza procuraria outro. Ve se alguem pode ter dar uma referencia.

bjos

Dani dutch disse...

Liza, aqui na Holanda, eles fazem exames ginecologicos depois dos 30/35 e de 5 em 5 anos... é uma coisa assim ...
E sempre que vou ao Brasil faço meus check-ups, e vou ao dentista também.
E por aqui também, nao é a gente que escolhe o medico, vai sendo tudo indicado pelo clínico geral que temos.. e pelo jeito na Alemanha deve ser melhor do que aqui.
bjuss