23 de março de 2009

Um pouquinho da Floresta Negra

Uma amiga me pediu para escrever um email para uma sobrinha que tem paixão pela Alemanha, falando um pouco sobre curiosidades da minha região e enviando fotos. Comecei a escrever e separar fotos e decidi aproveitar para compartilhar com todos que passam por aqui um pouco do cantinho onde vivo.



Você já pensou em morar numa floresta? Tipo aquelas dos contos de fadas, cheias de pinheiros, montanhas, muitos lagos, castelos, vinhedos, spas, águas termais e casinhas com chaminés como aquelas dos desenhos animados. Bom, na verdade essa floresta que parece coisa de filme se tornou real na minha vida. Moro na Schwarzwald, traduzindo para o português Floresta Negra, bem no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, pertinho da fronteira com a Franca e Suica, coisa que também eu só via em filmes e nos meus sonhos.



A Floresta Negra recebeu esse nome por causa dos pinheiros escuros que crescem aqui, mas ao contrario do que as pessoas pensam aqui não tem nada de escuro. Eh uma região muito ensolarada, inclusive a que mais recebe sol em toda a Alemanha. Sabia que no século 19, qualquer pessoa considerada importante como reis, imperadores, escritores vinham passar ferias aqui? Isso era considerado muito chique. Agora até entendo por que vim parar por aqui, né? hehehehe



A região eh muito turística, e faz parte dos planos de ferias dos alemães. As pessoas vem pra cá buscar descanso, tratamentos de saúde, romantismo, prática de esportes (aqui eh cheio de trilhas para bicicletas, motos). Aqui em Furtwangen mesmo, cidade muito pequena, sempre vejo onibus vindos da Franca, Suica e de outras partes da Alemanha. Acho que a maior tradição dessa região eh o relógio Cuco, que pode custar uma pequena fortuna. Aqui em Furtwangen temos o Museu do Relógio, pasmem mas morando aqui desde 2006 nunca visitei o museu. Que vergonha, né? Falei um pouco sobre a vida na Alemanha nesse post aqui e acho que vale a pena ler. Ah, nao da pra falar da regiao sem falar no bolo floresta negra, presunto, salsicha, vinhos, roupas tipicas, máscaras de madeira e do chapeu de bolas tipico da regiao.



Morar num lugar desses eh realmente um presente de Deus. Abrir a janela e ver muito verde, as casinhas com suas chaminés, sem falar nos floquinhos de neve caindo do céu. Me lembro que quando disse que viria morar aqui, algumas pessoas riram e diziam que eu tava sonhando. E eu estava mesmo. Quando temos o sonho de conhecer um lugar temos que acreditar, dando assim o primeiro passo de tornar o conto de fadas real em nossas vidas.

3 comentários:

Anônimo disse...

A cada dia que passa vc me surpreende com sua atenção e carinho.Sua cidade é realmente linda.
E por essas fotos so aumenta a nossa vontade de conhece-la. A Cibele vai adorar.
muito obrigada.
beijos,Lucia.

Anônimo disse...

Nossa como é lindo!!!
Realmente devemos acreditar em nossos sonhos, fico muito feliz por vc amiga!!!

Sandra disse...

Realmente ai eh um lugar muito bonito. Mas, eh dificil encontrarmos pessoas valorizando os lugares onde vivem. Parabens!

Sandra