31 de março de 2009

Aprendendo a falar Furtwangen

A Paula e a Lúcia comentaram aqui no blog que não conseguem nem imaginar como se pronuncia o nome da cidade onde moro: Furtwangen. A pronuncia do alemão assusta um pouco a principio, mas quando você começa a aprender, percebe que não eh um bicho de sete cabeças e isso eh um alivio. Ao contrario do inglês onde a mesma letra pode ser pronunciada de varias maneiras, dependendo da palavra, em alemão as letras tem sempre a mesma pronuncia, então basta decorar as regras que são poucas.

Por exemplo, em alemão o "ei" eh sempre pronunciado como "ai" (ex.: Polizei/Polícia se pronuncia Politizai), o "eu" é pronunciado como "ói", (ex.: Deutschland/Alemanha se pronuncia Dóitiland). O "ch" é pronunciado como "r" se vier depois do "a" ou do "u" (ex.: Buch/Livro se pronuncia bur) e pronunciado mais ou menos como nosso "x", só que um pouco mais suave, se vier depois das outras letras (ex.: leicht/Fácil se pronuncia laixt). Acho que a maior dificuldade em relação a pronuncia, eh aprender o "r" e o "h". A pronuncia do "h" eh suave e muito parecida com o som do nosso "r". Já a do "r" eh bem forte, vinda da garganta, vibrando bastante. Aqui no sul as pessoas entendem se falarmos como o "r" da palavra "arara". Ah, tem também as vogais "ä", "ö" e "ü" que não temos no português.

O bicho de sete cabeças mesmo fica por conta da gramática. Essa sim eh de assustar, mas nada que dedicação e forca de vontade não ajudem a vencer. E para as meninas que tem curiosidade em saber como se pronuncia Furtwangen, estou deixando aqui o link de um site de pronuncia. Eh só selecionar a linguagem no site, escrever a palavra em alemão e apertar "say it". Ah, não esqueçam de me contar se aprenderam, viu?


3 comentários:

Mi disse...

adorei o comercial hehe é novo? pq ultimamente a volkswagen estava fazendo um monte de comerciais assim =) Mas agora eu fiquei curiosa..onde fica Furtwangen? =) bjs!

Lucia Cintra disse...

Oi Liz, estou voltando aos poucos! So queria passar pra dizer um alo e que senti falta do seu cantinho!

Bjinhos carinhosos, Lu

Paula disse...

Amigaaaa,
Foi até engraçado tentar falar Furtwangen, eu e Anderson tentamos mas.....kkkkk
Beijos cheio de saudades!!!