26 de março de 2009

Alguém aperta a tecla SAP!!!

Como se não bastasse ter que ler, entender, escrever e falar alemão, a partir de janeiro de 2009 para se fazer a prova B1 (nível exigido para renovar meu visto) eh exigido entendimento do alemão falado na Suica e na Áustria. Parece fácil, ne? Afinal alemão eh alemão. Mas não eh bem assim não. Vocês já tentaram entender o português de Portugal? Eh mais ou menos assim a diferença entre o alemão falado na Alemanha, na Suica e na Áustria. Sotaque diferente e palavras diferentes conseguem deixar o idioma ainda mais difícil. E olha que essa dificuldade não eh só para estrangeiros que estão aprendendo o idioma não. Muitos alemães não conseguem entender os austríacos, muito menos os suicos. E eu como não tenho escolha, estou aqui arrancando os cabelos, apertando sem parar o play e o pause no meu CD para tentar entender alguma coisa e pedindo a Deus por um milagre.

6 comentários:

Anônimo disse...

Imagino como é difícil,afinal até hoje não tenho nem idéia como se pronuncia a cidade onde vc mora, vejo vc sempre citando a cidade nome de alguns lugares e imaginando, gente como se fala isso...
Amiga estou orando por vc, que tudo vai dar certo, afinal vc é capaz e muito capaz...
Beijos e sucesso!!!

Anônimo disse...

Eu tenho certeza que vc vai conseguir pois sei que Deus está guiando seus passos.
Tenha calma e continue fazendo sua parte.
Lembre-se: Entrega teu caminho ao Senhor...(lembrou do resto?)
Beijos,Lucia.
Eu também gostaria de saber pronunciar o nome da sua cidade...

Anônimo disse...

forca na peruca !!!!!

Anônimo disse...

meme respondido bjusssssss

Liza Souza disse...

Meninas, obrigada pelo carinho e animo. Nao posso mesmo me descabelar pq com a quantidade de cabelo que tenho vou acabar ficando careca.

Dona Flor disse...

Oi Liza! Estou devolvendo sua visita e aproveito para perguntar como foi sua prova! Espero que tenha ido bem!
Beijos!!!
Jackie