
O maior estudo feito nessa área, concluiu que não importa o que se come, você só emagrece se comer menos calorias. Então, eh possível emagrecer sem deixar de comer aquelas coisas que adoramos. Segundo a pesquisa o que pesa na balança eh o que já tinha sido descoberto em 1850 com a primeira lei da termodinâmica: colocando pra dentro menos energia do que você gasta você emagrece, colocando mais do que você gasta você engorda. O estudo também comprou que de cada 10 pessoas que emagrece, 9 não conseguem manter o peso e voltam a engordar. E isso tem explicação. O primeiro inimigo das dietas eh nosso próprio corpo. Assim que os resultados da dieta começam a aparecer, nosso corpo contra-ataca já que não sabe a diferença entre a sua decisão de comer menos e fome involuntária. Então para o nosso organismo, perder peso eh sinonimo de correr risco, então ele procura logo estocar energia como estratégia de sobrevivência numa guerra. Nosso corpo superativa a produção de Lipase (enzima que lida no armazenamento da gordura), diminui a produção da leptina (hormonio que nos deixa saciado) e aumenta a produção da grelina (hormonio que nos deixa com fome). O corpo faz de tudo para que a gente coma. Tá explicado por que a gente sente muito mais fome quando está de dieta e não pode comer, né? Eu sempre achei que essa fome louca que sinto era apenas de fundo psicológico.
Os estudos também comprovaram que a genética conta muito nesses casos, por isso há pessoas que mesmo comendo exageradamente não engordam nunca. (que inveja! ok, meu pecado preferido eh mesmo a gula!) A genética contribui entre 40% e 70% no peso de um individuo (o que reforça mais a minha teoria de que preciso maneirar, afinal filho de peixe, peixinho eh.) Então qual jeito mais fácil de emagrecer? Devagar, reduzindo aos poucos a quantidade de calorias, prevenindo assim as reacoes contrárias do organismo e tendo tempo para adotar mudanças duradouras no estilo de vida. Segundo o estudo eh mais saudável perder de 5 a 10% do peso em 6 meses. Se ainda for necessário perder mais peso, manter o peso primeiro por 6 meses e só depois investir num novo emagrecimento.
A reportagem mesmo diz, "se fossemos máquina seria fácil, era só programar". Mas, não somos e temos vontade, fome, emocoes, hábitos. A reportagem eh enorme e eu poderia ficar uns dois dias aqui só retratando o que li. Então, vou deixar alguns pontos que julgo os mais importantes para um emagrecimento saudável e caso alguém queira pode deixar o email que envio a reportagem na integra.
- Bom ficou provado que dietas milagrosas não resolvem, ao contrario só fazem a gente engordar mais ainda. Então invista numa reeducação alimentar e pratique exercícios físicos que ajudam a manter o peso e a saúde.
- Coma alimentos variados em porcoes balanceadas. (vale a pena dar uma olhada no programa vigilantes do peso)
- Aprenda a lidar com ataques de insegurança e gula diante das dificuldades emocionais, sociais e biológicas que fazem parte do dia a dia.
- Pense em por que você quer emagrecer. Não crie expectativas, não dá pra virar uma Fernanda Lima se você sempre teve uma silhueta de Preta Gil, entende?
- Lembre-se sempre que qualquer sacrifico só vale a pena se voce estiver pensando em sua saúde.
3 comentários:
Oi tudo bem? Muito bom os pontos levantados por vc! Queria mto ler essa reportagem, vc poderia enviá-la para mim?
meu e-mail: carolverbinski@gmail.com
Obrigada
Maninha eu consegui emagrece 10 kilos com filosofia. e eles nao voltaram mais, ou seja, nao entrei no efeito ioio!
oi,
li o teu testo e fiquei curiosa,
também gostaria de receber a matéria na íntegra. monicarcbr@hotmail.com
um Abraço
Postar um comentário