11 de maio de 2009

Super Interessante (o post eh grande, mas vale a pena ler!)

O post anterior foi uma brincadeira, mas o assunto eh sério. Já reparou como existe uma infinidade de dietas nos dias atuais? Tem dieta das frutas, da sopa, da lua, do tipo sanguineo, das cores. Essa semana saiu uma matéria muito legal na revista Super Interessante retratando esse assunto. O objetivo principal da reportagem eh esclarecer que não vale a pena perder tempo discutindo qual dieta eh a mais eficiente já que na verdade, na maioria dos casos nenhuma delas irá funcionar. Então você deve desesperar, já que está acima do peso e se matando para emagrecer? De forma alguma. Eh possível emagrecer e manter o peso sem fazer milagre e sem grandes segredos.

O maior estudo feito nessa área, concluiu que não importa o que se come, você só emagrece se comer menos calorias. Então, eh possível emagrecer sem deixar de comer aquelas coisas que adoramos. Segundo a pesquisa o que pesa na balança eh o que já tinha sido descoberto em 1850 com a primeira lei da termodinâmica: colocando pra dentro menos energia do que você gasta você emagrece, colocando mais do que você gasta você engorda. O estudo também comprou que de cada 10 pessoas que emagrece, 9 não conseguem manter o peso e voltam a engordar. E isso tem explicação. O primeiro inimigo das dietas eh nosso próprio corpo. Assim que os resultados da dieta começam a aparecer, nosso corpo contra-ataca já que não sabe a diferença entre a sua decisão de comer menos e fome involuntária. Então para o nosso organismo, perder peso eh sinonimo de correr risco, então ele procura logo estocar energia como estratégia de sobrevivência numa guerra. Nosso corpo superativa a produção de Lipase (enzima que lida no armazenamento da gordura), diminui a produção da leptina (hormonio que nos deixa saciado) e aumenta a produção da grelina (hormonio que nos deixa com fome). O corpo faz de tudo para que a gente coma. Tá explicado por que a gente sente muito mais fome quando está de dieta e não pode comer, né? Eu sempre achei que essa fome louca que sinto era apenas de fundo psicológico.

Os estudos também comprovaram que a genética conta muito nesses casos, por isso há pessoas que mesmo comendo exageradamente não engordam nunca. (que inveja! ok, meu pecado preferido eh mesmo a gula!) A genética contribui entre 40% e 70% no peso de um individuo (o que reforça mais a minha teoria de que preciso maneirar, afinal filho de peixe, peixinho eh.) Então qual jeito mais fácil de emagrecer? Devagar, reduzindo aos poucos a quantidade de calorias, prevenindo assim as reacoes contrárias do organismo e tendo tempo para adotar mudanças duradouras no estilo de vida. Segundo o estudo eh mais saudável perder de 5 a 10% do peso em 6 meses. Se ainda for necessário perder mais peso, manter o peso primeiro por 6 meses e só depois investir num novo emagrecimento.

A reportagem mesmo diz, "se fossemos máquina seria fácil, era só programar". Mas, não somos e temos vontade, fome, emocoes, hábitos. A reportagem eh enorme e eu poderia ficar uns dois dias aqui só retratando o que li. Então, vou deixar alguns pontos que julgo os mais importantes para um emagrecimento saudável e caso alguém queira pode deixar o email que envio a reportagem na integra.
  • Bom ficou provado que dietas milagrosas não resolvem, ao contrario só fazem a gente engordar mais ainda. Então invista numa reeducação alimentar e pratique exercícios físicos que ajudam a manter o peso e a saúde.
  • Coma alimentos variados em porcoes balanceadas. (vale a pena dar uma olhada no programa vigilantes do peso)
  • Aprenda a lidar com ataques de insegurança e gula diante das dificuldades emocionais, sociais e biológicas que fazem parte do dia a dia.
  • Pense em por que você quer emagrecer. Não crie expectativas, não dá pra virar uma Fernanda Lima se você sempre teve uma silhueta de Preta Gil, entende?
  • Lembre-se sempre que qualquer sacrifico só vale a pena se voce estiver pensando em sua saúde.
Fonte: Revista Super Interessante Maio/2009

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi tudo bem? Muito bom os pontos levantados por vc! Queria mto ler essa reportagem, vc poderia enviá-la para mim?

meu e-mail: carolverbinski@gmail.com

Obrigada

Ciça Donner disse...

Maninha eu consegui emagrece 10 kilos com filosofia. e eles nao voltaram mais, ou seja, nao entrei no efeito ioio!

www.carneirodagostini.com disse...

oi,
li o teu testo e fiquei curiosa,
também gostaria de receber a matéria na íntegra. monicarcbr@hotmail.com
um Abraço