17 de março de 2009

Perdendo a bolsa

Ontem tinha um horário marcado em outra cidade para fazer uma prova de alemão para ver o nível que estou e para fazer minha matricula no curso de integração, exigência do governo para que eu renove meu visto. Organizei toda a papelada para não esquecer nada e fomos fazer a danada da prova. Eu estava relativamente calma, mas tinha uma dor de cabeça bem persistente. Não sei se comentei aqui no blog, mas aqui na Alemanha os onibus são muito pontuais. Então sempre chegamos um pouco mais cedo para não correr o risco de perder, principalmente por morarmos numa cidade pequena que tem onibus de hora em hora. Pois, mesmo chegando cedo no ponto tivemos problema. O motorista não sabia pra onde ele estava indo, nem o preço da passagem, acredita? Acho que era o primeiro dia de trabalho dele nessa linha, coitado! Perguntamos assim que entramos, já que o numero não estava na frente do onibus e ele confirmou que estava indo para Vöhrenbach e precisou de um passageiro sair lá de trás e avisar pra ele que ele não estava indo não. Dai, perdemos o onibus que estava indo para onde queriamos. Decidimos ficar no onibus errado para tentar alcançar o outro. Só não achei que seria tão rápido, então tiramos os casacos e guardei a minha bolsa na parte de cima do onibus. Fiquei apenas com a bolsa do Miguel na mão. Em menos de dois minutos o motorista conseguiu alcançar o outro, descemos correndo, e demos graças a Deus por ter conseguido. Ufa, eu não iria atrasar para a prova. Foi então que me dei conta que a bolsa com todos os documentos, incluindo passaporte, dinheiro, cartão de credito, maquina fotográfica, tinha ficado no outro onibus. Nessa altura minha cabeça já doía o triplo. Como eu iria fazer a prova sem os documentos?

Decidimos continuar e tentar fazer a prova assim mesmo. E não eh que deu certo. Cheguei la, falei que tinha esquecido os documentos e fiz a prova. Não tive tempo pra fazer a prova toda, mas me sai muitíssimo bem na parte que eu fiz arrancando até elogios da professora que aplicou a prova. Vou entrar para o nível 4 do curso, onde toda a gramática já foi dada, então vou precisar estudar um pouco para acompanhar o ritmo da turma, mas nada que eu não tire de letra. To muito orgulhosa de mim e feliz por não ter que começar do inicio com aquelas pessoas que não sabem nada, ou que sabem muito menos e que acabam atrapalhando um pouco por estarem num nível diferente. Quem acompanhou como eu aprendi alemão, entende por que eu me sinto orgulhosa com meu resultado. A maioria das coisas que aprendi foi estudando sozinha pela internet ou usando os livros da faculdade do Bebeto. Alemão eh uma língua muito difícil, ainda mais pra mim que não tenho a menor facilidade em aprender línguas. A parte ruim eh que me pediram pra matricular num curso sem creche o que eh impossível pra mim por causa do Miguel, mas já estamos tentando resolver isso e acho que tudo vai dar certo.

Quanto a bolsa, tenho esperanças de encontra-la, felizmente aqui na Alemanha, a maioria das pessoas devolveria. Claro que existem aquelas pessoas desonestas e peco a Deus para que minha bolsa não tenha caído nessas mãos. Na empresa de onibus ela não está. Era pra encontrar o motorista hoje, mas o Bebeto ficou de ir e acabou esquecendo com a correria do dia. Vamos ter que esperar até amanha pra saber se vai dar tudo certo. Na verdade acho que tudo sempre dá certo, nem sempre do jeito que a gente espera, mas acho que tudo sempre tem um motivo mesmo que só consigamos enxergar e entender depois. E se eu não encontrar, tenho certeza que recuperarei todas as coisas importantes mais cedo ou mais tarde. Felizmente tirei a chave de casa para olhar a caixinha de correio e não coloquei de volta na bolsa. Por que ai seria mesmo uma "Katastrophe".

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus um motorista de onibus q nao sabe pra onde está indo? hahahah... Esse é o fim do mundo definitivamente...heheheh... Sobre sua bolsa, eu nao sei, mas será q nao tem um contato pra achados e perdidos da cia de onibus de onde vc mora? E parabéns pela prova e pelo nivel super SUPER! Bjks!

Anônimo disse...

Oi Liza! Eu de novo...hehehe...passa lá no meu blog porq tem um meme lá pra vc! Bjks!

Lucia disse...

Nossa Liz, que afobacao! Eu ja estaria chorando de desespero sem a minha bolsa. Espero que a consiga achar logo.

Qto ao alemao, mil parabens!!! Que maximo ja estar no nivel 4! Tb acho que deve ser uma lingua super dificil, eu nao entendo nadica de nada.

Bjos