2 de junho de 2010

Viagem para a Europa - o que levar?

A família do Bebeto vem de férias para a Europa e estava conversando com a mãe dele sobre o que ela deve trazer na mala. Já reparou com arrumar malas é sempre um pesadelo? No caso dos homens a tarefa é bem mais simples, mas nós mulheres nos preocupamos com vários detalhes e sempre nos deparamos com perguntas do tipo "e se eu precisar dessa roupa aqui e tiver a deixado pra trás?", "será que vai estar calor?", "mas e se estiver muito frio?". Dessa forma a gente acaba levando um monte de coisas desnecessárias. Bom, arrumar malas é sempre uma tarefa complicada, mas isso pode se tornar pior quando a gente não conhece o lugar para onde vai. Por isso a primeira dica que vou deixar para quem vem para a Europa é pesquisar bastante sobre o clima, pois dependendo da estacao do ano, ele é assustadoradamente diferente do clima do Brasil.

Vou começar falando do verão, que é a próxima estacao e quando nossas visitas virao. O verão europeu é quente e algumas cidades bem abafadas. Já ouvi dizer que em alguns lugares chega a se fazer de 35° a 45°. Mas, nem toda cidade é assim. Existem as mais amenas, onde as temperaturas variam de 22° a 25°, sendo que a noite a temperatura pode cair um pouquinho. Então na hora de escolher as roupas para encarar o verão europeu, não tenha medo e escolha roupas leves, essas que você usa normalmente no Brasil. Mas, não deixe de trazer um suéter para usar nas noites mais frias. Se não gostar de suéter, pode optar também um casaquinho leve.

Em segundo lugar, tenha sempre em mente o conforto. Para conhecer a Europa, mesmo que você alugue um carro, vai ter que bater perna o dia todo. Ou seja, não adianta se vestir impecavelmente, colocar aquele salto fino e se contorcer de dor no final do dia. Na minha opinião calca jeans é uma boa pedida por ser confortável e não sujar com tanta facilidade, ou seja, se você vem para passar 15 dias não terá que trazer 15 calcas e lotar sua mala. Abuse das camisetas leves. Cuidado com os saltos, além de não serem confortáveis para uma longa caminhada, se muito finos podem te deixar agarrada nos passeios de algumas cidades. Agora se você é como eu e não abre mão de um, use saltos mais baixos e mais grossos. Uma boa pedida é trazer um tênis confortável para as longas caminhadas. Claro que você também tem a opção de usar sandálias, bailarinas, e havaianas que estão sempre na moda por aqui. Mas, não encha a mala de sapatos. Esse é um dos maiores pecados que a gente comete quando vai arrumar a mala. Lembre-se sempre: menos é mais quando o assunto é bagagem.

E para quem gosta e é mais jovem, vale trazer também um vestido curto, mini-saias e shorts que estão em alta por aqui. Quanto a moda o que posso dizer é: na Europa o chique é ser adepta do conforto, é ser simples, é se sentir bem com o que você está usando. Então não se preocupe em trazer roupas de marca, pois aqui a grande maioria não dá a mínima para isso. As pessoas se importam mais é com a bagagem que você traz dentro de você, uma das coisas mais fascinantes por aqui.

No mais: invista numa boa mala, ela é tão importante quanto o que você vai colocar dentro dela. Uma mala ruim pode arruinar qualquer viagem, palavra de quem já passou por isso. Não esqueça de trazer guarda chuva, afinal nunca se sabe quando vai chover. Leve o mínimo que puder. Uma mala funcional com roupas que possam ser combinadas e usadas mais de uma vez (sendo totalmente transformadas com aqueles acessórios companheiros de todas as mulheres: brincos, colares, pulseiras, lenços) vale mais que uma mala pesada. E o principal: Ser você mesmo é sempre a melhor opção para estar linda e aproveitar as lindas paisagens que vai encontrar por aqui.

Depois volto para falar das outras estacoes. :)

4 comentários:

Lu Iank disse...

Perfeito Liza
Sabe que a primeira vez que eu vim para a Europa foi em fevereiro do ano passado, pleno inverno. Trouxe tanta roupa que ocupei uma mala gigante só para mim. Peguei todas as minhas blusas de lã e pus na mala. É óbvio que não usei nenhuma, pois quando estava na rua passava frio e quando entrava nos lugares assava como um leitão a pururuca.
Muito legal a sua iniciativa de colocar as dicas sobre "com que roupa eu vou..."
Bjs
Lu

Lucia disse...

Ai, eu sou terrivel com isso, pois encho a mala de coisas. Qdo fui pro Brasil levei duas malas gigantes, mais uma de mao cheia de roupas e sapatos pra somente uns 9 dias. Nao usei nem a metade, hahaha.

Tb sou como ti, preciso levar os meus saltinhos, mas as vezes pra passeios assim, fica dificil mesmo.bjos

Manu Maia disse...

Liza adoreeei seu post!!
Me ajudou muito nesse moment, quase que desesperador, de organizar tudo ;P

Seu blog é maravilhoso.
Um beijo meu.

http://perfeito-imperfeito.blogspot.com/

Imagens disse...

Liza,
Que maravilha ter lido o seu post, pois me ajudou muito.Desejo que Jesus te abençoe e muito obrigada.

Rita Núbia