4 de maio de 2010

Expectativa de mãe e balde de água fria de filho

Faz dez dias que recebi um bilhete da escolinha do Miguel avisando que hoje eles receberiam a visita de uma fotógrafa para fazer fotos das crianças. Além da foto do grupo, para os pais que quisessem, existia a possibilidade de fazer algumas fotos apenas da criança. O tema seria o verão e para isso as crianças deveriam ir com bermudas, camisetas, chinelo. Nem preciso dizer que fiquei animada, né? Minha primeira providência foi correr na loja e comprar uma roupinha bem linda e uma sandália nova já que a dele estava pequena. E fiquei contando os dias. Faltando 5 dias para o tão esperado ensaio fotográfico, o Miguel caiu da cadeira e machucou o nariz. Até ai tudo bem, afinal as fotos servem para guardar momentos, lembranças de cada fase da criança, e nessa fase uma das coisas que eles mais fazem é irem de encontro ao chão.

Hoje acordamos mais cedo, organizei a sacola com as roupinhas (já que não dava para ir com roupas de verão com os 5 míseros graus que está fazendo aqui), dei uma arrumada no cabelo da pessoinha e fui feliz da vida. Voltei para casa imaginando que fotos lindas a fotógrafa tiraria, afinal não é por que é meu filho, mas além de lindo, ele é super fotogênico e não pode ver uma câmera fotográfica que já começa a fazer pose. Também fiquei imaginando como convenceria o Bebeto a pagar todas as fotos, pois certamente não ia querer me desfazer de nenhuma.

Quando cheguei para buscá-lo a professora pediu que eu esperasse lá fora pois precisava conversar um pouco comigo. Tudo passou pela minha cabeça, até que a fotógrafa tinha se encantado com a beleza dele e queria expor suas fotos no estúdio ou no site dela, mas a noticia foi bem diferente. Ele não aceitou tirar as fotos e apesar da insistência delas, o medo dele falou mais alto. Pelo menos tirou a foto com o grupo todo. :(

Engraçado que até nesses momentos em que nada é do jeito que a gente sonhou, a gente se diverte com as coisas que as nossas crianças aprontam. A gente não se decepciona mesmo quando eles jogam um balde de água fria nas expectativas que a gente cria, não é capaz de guardar mágoa quando vê que quase sempre tudo acaba sendo diferente de tudo o que a gente planejou com tanto carinho e agente ama de uma maneira tão estranha, incondicional, grandiosa. Até ser mãe, eu realmente nunca tinha experimentado algo tão forte, puro, milagroso. Eu não terei fotos desse dia, mas vou guardar a carinha de sapeca que ele fez quando a professora conversava comigo, o seu sorriso gostoso de quem tinha aprontado e o jeitinho que ele pulou da cadeira e dançou quando me viu chegar para buscá-lo. E isso vale mais que qualquer foto...


10 comentários:

Eve disse...

Pirraça!!! Ele fez pirraça com vc pq sabia que vc queria muito. hahahahaha

brincadeira!

Mas, o bom é que vc sabe que ele é lindo e fofo, com ou sem foto!

bjs!

Lucia Silva disse...

Bete, tenho certeza que nenhma foto tirada na escola ficaria como essas.
Ele está muito lindo e va se acostumando pois cada dia tem uma surpresa.
Bjs.
Espero que o nariz esteja melhor.

Flavia disse...

Liza,

Linda reflexão! E que bom seria se pudessemos sempre encarar "os baldes de agua fria" com essa leveza.
Lindas fotos! E lindo garotinho!!

bjs

Lúcia Soares disse...

Liza, como diria a Letícia, se visse o narizinho machucado do Miguel: "Ô dó!"
Mas ele está mesmo lindo nessas fotos suas. Claro que um trabalho profissional tem alguma coisa a mais, mas valeu pelo menos ele ter tirado com a turminha.
O amor de mãe é isso mesmo que você descreve.
Beijo no nariz do Miguelzinho!

Lucia disse...

Me desculpa, Liza, mas tive que rir aqui dele fazendo isso. Tadinha de voce!!!! Mas ele eh um fofo mesmo e se gosta tanto de tirar fotos com voces, aproveita bastante essa fase! rs

bjos, Lu

Beth/Lilás disse...

Mas, que fofo lindo este menininho!
E olha, as coisas seguirão assim pela vida, ou seja, não adianta depositarmos muitas expectativas nas vidas dos filhos, pois eles serão e farão o que quiserem e serão felizes à maneira deles.
Sorte a nossa em poder vê-lo aqui pelo Blog. Coitada da fotógrafa! hehe
beijinhos cariocas

Anônimo disse...

Amigaaaaa,
Pelo amor de Deus me conta como pode ser tao lindoooooooooooooo...
Miguelzinho Titia aqui Te Ama demais!!!
Xuuuuu Larissa ja tem um namorado hahahaahhahaha
Beijossss familia que amoooooo demais...

Lu Iank disse...

Liza
lindo texto. Essas crianças são surpreendentes mesmo. Esse é um dos lados maravilhosos de ser mãe: todo dia é um dia diferente. Não adianta fazermos os nossos planos se os deles forem diferentes dos nossos. Quem manda na casa é a convivência. Só quem é pai ou mãe é que entende isso.
Bjs
Lu

Dani dutch disse...

OI Liza,
E vc relatando as suas expectativas e eu estava pensando a mesma coisa sobre as fotos, eu já estava imaginando um teste para fazer fotos profissionais de revista. bjuss

Bia disse...

Liza, adorei seus pensamentos quando a professora queria falar com vc! hahaha! Eu imagino o que deve ter passado na cabecinha dele para nao querer tirar as fotos, ja que vc falou que ele gosta tanto de fazer pose! :)

bjs