10 de maio de 2010

Deficiência de ferro?

Depois de uma semana de cama, derrubada por uma gripe daquelas, parece que estou de volta a ativa. De qualquer forma tinha prometido ao Bebeto e a mamãe que iria marcar uma consulta e fazer um check up e mesmo me sentindo melhor resolvi cumprir a promessa. É engraçado como a gente descuida da saúde, né? Tem tempos que não estou me sentindo bem e enrolei o quanto pude para evitar o médico por medo sei lá de que.

A consulta foi engraçada. Relatei os sintomas para a médica que logo me disse que precisava de um exame de sangue. Ela acha que posso estar com uma anemia por deficiencia de ferro. O laboratório fica ali mesmo e ela me acompanhou até a outra sala orientando a pessoa que iria fazer o exame: "essa linda moça precisa de um exame de sangue, mas quero que ela o faça deitada e providencie água para ela que deve permanecer deitada após o exame." Achei estranho por que os velhinhos que estavam na minha frente não tinham a mesma orientação, faziam a coleta sentados e saiam logo em seguida. A mulher me levou para uma sala separada onde havia uma cama para que eu me sentisse mais confortável. Fui logo pensando que algo estava errado e pedi para o Bebeto ficar comigo na sala.

A mulher ficou toda cheia de cuidados e me soltou uma frase um pouco antes de começar a colher o sangue: Ah, preciso buscar água e açúcar por segurança. O Bebeto me olhou com uma cara preocupada sem entender nada, como eu. Além disso a mulherzinha perguntou mil vezes se eu estava sentindo alguma coisa e me pediu para permanecer deitada por um tempo depois do exame. Perguntou se o Bebeto poderia cuidar de mim. Estranho, né? Só depois descobri que era por que eu estava com as bochechas vermelhinhas e que uma outra moça que esteve lá um dia desses e que estava com as bochechas como as minhas, desmaiou assim que saiu da coleta de sangue. E eu toda preocupada achando que a médica só de me olhar tinha descoberto uma doença grave. imaginação fértil a minha, não é?

No fim ela me disse que ficaria um pouco cansada hoje e que deveria fazer repouso, ou seja o marido terá que preparar o jantar. :) E sabe o que ele disse quando ouviu essa orientação: "Será que eu posso vir tirar sangue todo dia, podemos começar agora mesmo?" Ele tem mesmo muito senso de humor.

5 comentários:

Lucia disse...

Nossa, eu fiquei ate tb preocupada com esse cuidado todo dela. Estranho ela nao te dar algo pequeno pra comer com a agua tb. Uma vez fui fazer cirurgia e tirei sangue pra guardar pra mim mesma, caso precisasse de uma transfusao.

No momento que eu terminei de fazer isso, levantei e dei uns 5 passos, tudo ficou preto e eu tive que imediatamente sentar no chao, pois quase cai. Parecia que tinham tirado todo o sangue que tinha de dentro de mim e ainda bem que minha irma estava comigo.

Voltei a deitar, me deram algo pra comer e um pouquinho depois fiquei bem. Mas foi uma sensacao bem estranha, me lembro bem ate hoje e lembro que pensei que sabia entao o que as pessoas queriam dizer quando falam que tudo fica preto e rodando, logo antes de desmairem (ainda bem que nao cheguei a desmaiar).

bjos

Lu Iank disse...

Ei Liza
depois fala de mim né? Vai se cuidar menina. Pode não ser nada grave, mas não dá para descuidar da saúde.
Bjs
Lu

Anônimo disse...

kkkk adorei a sua imaginacao fértil.
Ter um bom médico e fazer exames com frequencia é muito importante.

Outra coisa que adoro aqui é que tudo é feito no consultório do médico, nada de ir e vir a laboratórios. No meu posso fazer até todos os exames de tiroide que preciso! Uma maravilha!

Dani dutch disse...

Liza, eu tenho problemas com hospitais, entro dentro e ja começo a não me sentir bem, e tirar sangue é sinônimo de desmaio não tem jeito é um pânico que só por deus ..não olho pra agulha, mas o cerebro ja sabe a picada e entao depois de 5 minutos eu desmaio ... fico imaginando um dia quando tiver meu filho .. bjuss

Analice disse...

Meu Deus... desculpe-me mas a forma como relatou me fez ri ate agora...
E homens ... heim... engraçadinho ele...
Mas precisa mesmo s ecuidar... todas nós temos a imaginação fertil e como eu tenho hipogricemia. imaginei que voce tb tivesse e por isso os cuidados da medica e inclusive a agua com a açucar... Mas faleu...!!!