18 de setembro de 2008

Tempo de Mudanca


Resolvi mudar o layout do blog. Tava achando tudo muito sem graça. As vezes me dá esses impulsos de mudança mesmo. Um dia desses, depois de 12 anos ruiva, pintei o meu cabelo de castanho e cortei franjinha. Confesso que me arrependi na hora, principalmente quando vi a franja curta. Da cor eu gostei bastante, mas tomei um susto me vendo tão diferente. Também tenho mania de mudar os móveis de lugar, e com isso quem sofre eh o Bebeto que tem que ficar levando tudo de um lado para o outro. Mas, por que mudar? E onde realmente começam as mudanças?

Já ouviu aquela frase: "A arte de viver eh a arte de se transformar."? As pessoas mudam o tempo todo, talvez tanto quanto trocam de roupa. Umas mudam pra pior, outras pra melhor... Pra mim mudança eh uma coisa boa, caso a pessoa evolua, cresça e se sinta feliz com isso. Aprendemos coisas novas e vemos que não precisamos nos manter presos a coisas do passado que até então pareciam certas.

Minha vida mudou tanto nos últimos 3 anos. Morar no exterior, casar, ser mãe, aprender a viver longe de tudo que eu sempre tive nesses 30 anos de vida: meus pais, meus irmãos, amigos, meu emprego... tenho me perguntado se eu tenho acompanhado essas mudanças, se eu continuo a mesma Liza ou se tenho me adaptado a tudo isso. E a pergunta principal que tenho me feito eh: o que eh preciso pra que eu seja realmente feliz nessa minha nova vida?

Estava lendo uma matéria e segundo uma escritora americana nós temos que gastar nosso tempo com coisas e pessoas que nos fazem bem, e não com as que nos deixam pra baixo. Ela diz que devemos numerar as coisas do dia a dia de acordo com sua prioridade. Por exemplo:

1- Fazer uma coisa que me deixa feliz
2-Ligar para meus pais diariamente
3-Cortar a grama do jardim toda semana

Segundo ela, ao detectarmos as coisas de necessidade 3, devemos não fazê-las pelo máximo tempo possível, e devemos nos prender as coisas de prioridade 1 e 2. Pra que perder tempo com o que nem vale tanto a pena assim? Em um livro que estou lendo "Histórias para aquecer o coração das mães", de Jack Canfield, também li algo muito interessante. As vezes sonhamos com uma incrível viagem de ferias para a Itália. Compramos um monte de guias, fazemos planos, aprendemos frases em italiano.E então chega o dia da viagem e quando o avião aterriza você escuta a aeromoca dizer: Bem vindo a Holanda! Então você questiona: Por que estou na Holanda? Você sempre quis ir pra Itália. Comprou a passagem pra lá. Mas eh na Holanda que vc está e então você tem duas escolhas. Aceitar que a Holanda eh um país lindo, cheio de coisas maravilhosas pra se conhecer, se adaptar e curtir a viagem ou viver odiando tudo e se lamentando por não estar na Itália.

Isso pode ate parecer filosofia de alguém que não entende nada de filosofia, e tem horas que eu também acho. Mas, tem horas que eh preciso filosofar, trocar longas conversas com o nosso eu interior. A verdade eh que entrar dentro de nosso quarto escuro e nos descobrir dói. É muito mais cômodo deixar as coisas como estão. Não encarar que eh necessário mudar e se adaptar a coisas novas o tempo todo. É preciso aceitar que nem toda viagem planejada vai sair como a gente quis, que caminhos novos vão surgir, que certas coisas temos que deixar ficar pra trás e que seguir em frente eh sempre a melhor opção.

Eu estou mudando... não só o cabelo, o blog, os móveis. Estou mudando por dentro, por que sei que algumas coisas precisam mudar. Preciso lançar mão de coisas que já não me fazem bem, que não me fazem feliz. Preciso aceitar e aprender a viver num lugar diferente daquele que eu sempre sonhei. Preciso me adaptar, me conhecer, trocar as coisas de lugar aqui dentro de mim. Preciso seguir em frente pq a vida já não eh a mesma, por que eu já não sou e não quero ser a mesma. Quero me prender ao numero 1 das minhas prioridades, quero aproveitar a Holanda.

Prioridade 1- VIVER E APROVEITAR cada instante da minha vida ao lado das pessoas que realmente valem a pena, mesmo que algumas estejam tão distantes de mim por que certas coisas nem mesmo a distância pode afastar.

"Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída." Mahatma Gandhi


Nenhum comentário: