16 de setembro de 2008

Furtwangen in Schwarzwald - Como e por que viemos parar na Floresta Negra, Alemanha (Parte 2)

Continuando a falar sobre a vida na Alemanha, vou responder umas perguntas que algumas pessoas tem me feito.

Como eh morar na Alemanha?
Quem me conhece sabe que nunca foi meu sonho morar fora do Brasil. Pelo contrário, eu sempre tive certeza que nunca teria coragem de largar minha família, meu país, minha vida pra viver num pais estranho. Ainda mais se esse país fosse a Alemanha. Na minha lista de lugares do mundo que eu queria conhecer, a Alemanha ocupava os últimos lugares. Mas foi aqui que viemos parar em 2006, quando o Alberto recebeu uma proposta para fazer um mestrado de engenharia de microssistemas. Depois do mestrado, ele recebeu um convite para trabalhar como pesquisador (CIENTISTA, olha que coisa chique!) na mesma universidade onde ele fez o mestrado. E estamos aqui já a dois anos e sinceramente nao penso em voltar para o Brasil tao cedo. Nao que eu nao sinta falta, mas depois que voce mora na Europa voce tem uma visao muito diferente do que eh a vida fora do Brasil. Claro que ao morar longe voce tem que lidar com uma mistura de sentimentos. Na verdade por mais feliz que voce esteja, por mais lugares que tenha conhecido, sonhos que tenha realizado e dinheiro que vc tenha juntado, voce nunca está feliz por completo pq sempre falta alguma coisa ou alguém. Pra morar longe eh preciso pagar um preço alto demais. Estar longe das pessoas que amamos, dói. E eh uma dor grande, que não passa com o tempo. Você não se acostuma com a saudade, não há remédios que amenizem. Mas, a vida eh assim, não eh? Temos que escolher entre dois caminhos o tempo todo e aprender a viver com os ganhos e com as perdas.
Nao posso negar que eh um presente morar aqui. Poder andar nas ruas sem estar preocupado o tempo todo com assaltos, ter um bom seguro saúde, saber que seu filho vai poder estudar sem ter que se preocupar com dinheiro. Mas, acho que pra se morar fora eh preciso todo um preparo psicologico. Nao eh todo mundo que aguenta principalmente num país frio como a Alemanha. Digo isso pq já convivi com brasileiros que contavam os dias pra ir embora, que piraram aqui e alguns que se tornaram pessoas frustradas morando aqui por algum tempo. E mesmo tendo uma cabeca boa, digo que nao eh dificil enlouquecer aqui as vezes. Nao acho que as pessoas devam desistir do seu sonho de morar fora por medo das dificuldades, mas sair do Brasil com consciencia que nem tudo eh sonho. Eh preciso batalhar muito para aprender um novo idioma, lidar com uma cultura totalmente diferente da nossa, se adaptar ao frio e ainda ter que lidar com a ausencia da familia e amigos.

Eh fácil ficar ilegal na Europa?
Já vivi por um tempo aqui como ilegal e agora tenho residência e posso dizer que na minha opiniao morar ilegal na Alemanha nao eh bom. Nao sei quanto ao resto da Europa, mas aqui voce vive sempre com medo, nao pode passear pra outros paises, nao consegue trabalho (pelo menos nao nas pequenas cidades). Talvez voces me digam como um amigo me disse um dia desses: "faca o que eu falo, mas nao faca o que eu faco". Hoje tenho consciencia que fui uma louca me arriscando a ficar ilegal aqui, mas tive os meus motivos pra isso e nao me arrependo. Deu certo pra mim, mas ja vi dar errado para outros brasileiros. Mas, ficar ou nao ilegal eh uma questao de escolha de cada um.

E a comida na Alemanha?
A Alemanha eh conhecida como o país da batata. As pessoas aqui adoram e comem batata quase todos os dias. knödel (bolinho de batata), Kartoffelpüree (pure de batata), Kartoffelsalat (salada de batata). O mais engracado eh que: se comem arroz eh só arroz, se comem batata eh só batata, se comem macarrao eh so macarrao. Nao sao como nós que comemos arroz, feijao, salada, carne. Minhas amigas turcas sempre comentam que eu cozinho demais. Isso pq sempre faco três ou quatro pratos diferentes no almoco. Os alemaes tambem nao tem o hábito de jantar, e sim fazer um lanche com chá, pao, queijo. Aqui em casa aderimos a idéia do lanche por ser mais prático e mais leve. Ah, uma coisa engracada eh que eles tomam chá o tempo todo. Até nas refeicoes principais. Achava isso muito esquisito quando cheguei aqui e hoje faco a mesma coisa. Ajuda a aguentar o frio. Tem chás maravilhosos aqui: baunilha, frutas vermelhas, camomila, maca, limao, rosas, chá preto, branco, verde. E tudo a um preco muito barato. As pessoas aqui comem muita massa, saladas (tem molhos maravilhosos), salsichas (wurst), carne de porco (carne de boi aqui eh muito caro). Frutas e verduras aqui sao muito caras, principalmente no inverno. Ah, uma coisa muito boa e barata aqui eh chocolate. Um chocolate dos mais baratos daqui (0,39) eh bem mais gostoso que os melhores chocolates do Brasil.

E o idioma?
O alemao eh uma língua lindissima, mas muito dificil. Eh complicado aprender pronunciar o "R", "Ö", "Ü". Tem coisas muito parecidas com o inglês, mas como eu nao falo inglês nao fez diferenca pra mim. Como diz meu amigo Helder: "O alemao eh como LEGO. Aquelas pecinhas que vc vai juntando e criando carrinhos, bichinhos, naves. Os alemaes juntam palavras como se elas fossem esses bloquinhos e vao formando outras palavras. E só eles conseguem identificar os carrinhos, bichinhos e naves que eles criaram. Quer ver um exemplo? A maior palavra alemã é: Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft. Ela contém 80 letras e significa: Sub-chefe da sociedade de barcos à vapor com o principal motor elétrico que fazem o transporte no Danúbio. Eles fazem de uma frase uma palavra só... quem consegue entender isso?
Com o passar do tempo, ouvindo o tempo todo vc acaba aprendendo a se virar e se dedicar muito, pode aprender um bom alemao. Mas dedicacao eh o mais importante pra se aprender e claro treinar: falar, escrever, ler. Conheco uma brasileira que está aqui a mais de dez anos e nao sabe falar bem e o Bebeto que está aqui a dois anos já fala muito, e olha que nao estou sendo coruja.

O que eu mais gosto na Alemanha?
As pessoas se respeitam e sempre partem do principio que vc esta dizendo a verdade, entao voce nao tem que viver com medo de ser enganado. Ninguém fica vigiando sua vida, voce pode sair na rua a hora que quiser sem correr perigo de ser assaltado, os carros param pra voce atravessar, as pessoas cumprem sua palavra sempre. Frios? Eu nao acho! Eles nao se divertem como os brasileiros, nao sao calorosos como nós mas no mundo todo onde encontramos tanta alegria quanto no Brasil?

Acho que sair do Brasil, conhecer novas culturas é muito válido. Voce amadurece, aprende a olhar o mundo de uma outra maneira e para quem tiver essa oportunidade dou a maior forca. Claro que a saudade, as diferencas culturais, a diferenca de clima existem e nao sao faceis, mas devemos usa-las de forma positiva. E o mais importante eh respeitar os seus limites, respeitar os outros, ser educado sempre, afinal quando plantamos o bem nao temos como colher outra coisa senao o bem.

Ainda tenho muitas perguntas sobre a Alemanha pra responder e prometo voltar logo...






Nenhum comentário: