14 de junho de 2011

38 semanas. Será que chegou a hora?

Hoje recebi a visita da hebamme que vai me acompanhar depois do nascimento do Davi. O papel de uma hebamme, doula em português, é dar suporte a mãe e ao bebê em tudo o que os dois precisarem, ajudando em assuntos como amamentação, banho, umbigo, cólicas, sono e em qualquer outra coisa que venha surgir com a chegada do bebê. Elas transmitem uma paz danada e é muito legal saber que a gente pode contar com uma profissional para dar suporte caso a gente precise e o melhor, sem tem que pagar absolutamente nada por isso. O plano de saúde cobre tudo.

Ela fez o exame e disse que o Davi está com a cabeça bem encaixada, ou seja, muito difícil não ser parto normal. Também me disse que sendo o meu primeiro parto normal, ele provavelmente durará muito tempo e que se a bolsa estourar ou se eu começar a ter contracoes em intervalos regulares, não preciso sair correndo para o hospital. Posso agir com tranquilidade e fazer alguma coisa que esteja por fazer: assar um bolo, passar roupa (pra relaxar? rs), ajeitar a casa, tomar um banho de banheira ou simplesmente brincar com o Miguel. Ela disse que quanto mais tempo eu permanecer em casa, num ambiente mais tranquilo e relaxado, melhor para mim.

Me explicou por que o hospital diz que devo ficar 3 dias internada depois do parto e que essa é uma escolha só minha. Posso e devo dizer se quero voltar para casa algumas horas depois do parto, se isso me fizer sentir melhor. Não me deu muitas dicas a respeito do Davi, mesmo por que eu não tinha perguntas. Só me aconselhou a colocar o berço dele no meu quarto e que o melhor seria que ele dormisse na minha cama. Mas, eu e o Bebeto pensamos em fazer diferente dessa vez. Não que eu me sinta uma mãe experiente, mas o Miguel me deixou bem mais preparada e tranquila para receber meu segundo pacotinho, certa que as melhores escolhas para alguns não são as melhores para outros e que com amor a gente sempre descobre o melhor caminho.

Estou na trigésima oitava semana e aguardando ansiosa pelo dia. Ainda faltam 10 dias para a data prevista do nascimento, mas desde o inicio da gravidez tive a impressão que seria um pouco antes. Vamos ver se será mesmo. Não sinto absolutamente nada. Nenhum sinal que o dia se aproxima. As contracoes são muito irregulares e nada dolorosas. Apenas aquelas de treinamento que me acompanharam a gravidez toda. A única coisa é que como estou muito pesada, sinto dores terríveis nas costas e não consigo dormir praticamente nada durante a noite. Sem falar das dores na perna por causa da circulação. Mas, nada com que eu tenha que me preocupar ou que seja diferente do que eu já esperava.

Na semana passada tive minha ultima consulta com a médica que acompanhou o pré-natal. Ela está de férias, então agora estou oficialmente entregue ao hospital. Caso sinta alguma coisa é só correr pra lá. Estou emocionalmente tranquila e sem maiores medos ou ansiedade. Claro que fico sonhando acordada com a carinha dele, pensando na carinha do Miguel quando vê-lo pela primeira vez e imaginando como será gostoso quando estivermos os quatro juntinhos. Também gostaria de fazer os ponteiros do relógio correrem para que esse momento chegasse logo. Também gostaria de poder escolher o melhor dia e a melhor hora para termos alguém para cuidar do Miguel, mas essas pequenas preocupacoes, ansiedades e vontades malucas passam em questão de segundos, quando me lembro que tenho alguém no controle de tudo isso e que como fez até aqui, continuará fazendo tudo segundo a sua perfeita vontade e que me dará infinitamente mais do que tudo o que tenho pensado.

12 comentários:

✿ chica disse...

Está chegando a hora e que bom poder contar com essa ajuda aí,não?
Que tudo dê certinho, fica tranquila e dá notícias! beijos,tudo de bom,chica

Familia Haro Sack disse...

Oi, Liza!
Esse garotinho ta crescido, heim?!?!?!
Logo, logo o cansaco das pernas e as dores nas costas vao passar... e outros desafios virao, mas tenho certeza de que vcs 4 estarao vencendo tudo isso juntinho, como familia que se ama que vcs sao!
Que Papai a abencoe nessa espera!
Bj
Patricia

Lucia Silva disse...

Bete, que bom, tudo dentro do esperado.Daqui continuo rezando e torcendo pelo dia 20.
Fique com Deus.
Bjs.

Lu disse...

Oi Liza
realmente a dica que ela te deu sobre ficar em casa até quando puder pode parecer loucura para alguns, mas é o melhor a fazer.Em casa vc toma as ultimas providencias e fica mais a vontade até a hora H.
Boa sorte, estamos na expectativa.
Bjs
Lu

Lucia Cintra disse...

Agora parece ser qualquer dia, ne? Vai correr tudo direitinho e logo, logo ele estara nos seus bracos! bjos, Lu

Ana disse...

Oi, Liza!

Esse momento émaravilhosamente louco. Cada dia que passa nos aproxima ainda mais do nosso amado baby, não é mesmo? Conte as novidades, menina! Seu blog tá um arrazo!

Ah, qto ao trabalho com a foto, manda pra mim que eu posso fazer algo assim pra vc. Prometo caprichar! Assim que tiver a foto, manda pra esse email: anacoutinhos@hotmail.com

Bil bjinhos e uma excelente hora pra vc!

Janete disse...

Que barrigao, hein?! Davi ta quase chegando ... eba! bj

Ciça Donner disse...

Vim ver se Davi nao tinha resolvido chegar com a virada da lua E eclipse de ontes... será q chegou??? Dá noticias amor!!!

Lu Francesa disse...

E q o Davi venha com muitaaaa saúde para alegrar ainda mais a família ;)

Beijocas,Lu.

Jane disse...

ta grandao, hein? e esse post... me passou uma paaaaaaaaaz... :)

beijo, linda!

Ma disse...

Gentem, tá enorme! Que tudo corra bem com vcs, aguardo notícias. Bjs

Lúcia Soares disse...

Liza, Deus abençoará a hora do Davi chegar. Estou pensando positivamente, para que tudo corra bem. E assim será.
AMA!
Beijo!