11 de fevereiro de 2009

Narri, Narro!!!

Nunca gostei de carnaval, acho uma festa onde as pessoas exageram, são tomadas por atitudes que nos outros dias do ano considerariam absurdas. Bebem demais, fazem peripercias com seus automóveis colocando suas vidas e a dos outros em risco. Sem falar no sexo livre e irresponsável, ne? Mas, respeito quem gosta e torço para que as pessoas aprendam a comemorar de forma mais consciente. Mas o assunto não eh esse e sim o carnaval do sul da Alemanha, bem diferente do carnaval do Brasil e na minha opinião bem melhor. Claro que as pessoas aqui também cometem exageros, mas as coisas aqui me parecem mais inocentes que no Brasil.




No sábado fomos para a praça ver a abertura do carnaval. Aqui em Furtwangen eles erguem uma árvore (tradição meio estranha) que eh leiloada na quarta feira de cinzas. Engraçado que na quarta feira eles fazem uma cerimonia que lembra muito um enterro, com musicas fúnebres e todos vestidos de preto. No final da cerimonia, as pessoas vão dando lances e quem pagar mais leva para a casa a árvore. Me lembro do primeiro carnaval que passamos aqui e do esforço pra entender o por que de fazerem uma árvore; depois de 2 anos continuo sem entender! Pelo menos os alemães pra quem eu perguntei não souberam responder.




Não sei por que, mas no sábado tive a impressão de estar num desfile de 7 de setembro no Brasil. A banda passando pela rua, as bruxas com suas mascaras de madeira (fantasia típica da região da Floresta Negra), balas e doces sendo jogados para as crianças e claro o grito oficial do carnaval daqui: NARRI, NARRO!!! Ah, nao posso me esquecer que a cidade toda tá enfeitada com bandeirinhas, como na nossa festa junina. A festa foi regada com muita neve e um frio de lascar. Enquanto me divertia com a banda tocando "foronfomfom"(eu particularmente adoro), observava as fantasias das criancas e fiquei pensando que no próximo ano vamos ter que fantasiar o Miguelzinho por que ele vai querer brincar com os amiguinhos lá na praça. Acho que será ainda mais divertido.

2 comentários:

neli disse...

esse ano tem fantasia aqui.....mas nesse frio não sei se ele vai pra rua kkk

Tem um selinho pra vc Liza

Lucia Cintra disse...

Nossa, adorei aprender isso, nao tinha a minima ideia que Alemanha tinha carnaval.

Aqui nos USA eles tem o tal de Mardi-gras, que eh parecido tb e so eh em New Orleans.

Nao eh tao despudorado qto o carnaval brasileiro, mas mts mulheres saem por ai de peito de fora ou levantando a blusa o tempo todo. Tb nao vejo graca nisso.

Bjos