12 de novembro de 2008

Tradicoes Natalinas na Alemanha

Já eh possível sentir o clima natalino no ar, e eu já estou super ansiosa para enfeitar a casa e claro contando os dias para o Natal. É a época do ano que eu mais gosto, e isso não tem nada a ver com meu aniversario ser grudado com o Natal, né? E agora o aniversário do Miguelzinho também. Acho uma época linda, principalmente aqui na Europa onde o Natal vem acompanhado de muita neve, como naqueles filmes que assistimos quando crianças.
Os alemães tem tradicoes muito diferentes das nossas para comemorar essa data. Por exemplo, vocês já ouviram falar em AdventsKalender (Calendário do Advento)? Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso no Brasil. Os alemães usam esse calendário para contarem de uma maneira divertida os dias até a chegada do Natal. Eh um calendário que contém 24 janelinhas numeradas que devem ser abertas todos os dias em dezembro, até o dia 24. E em cada janelinha existe uma surpresa que pode ser chocolate e brinquedinhos. Esse calendário surgiu na Alemanha e serve como incentivo para que as crianças possam viver a expectativa do natal de forma gradativa e para que aprendam que tudo tem seu tempo certo, controlando a ansiedade de querer abrir todas as janelinhas ou caixinhas de uma só vez. E também ajuda a amenizar a vontade de receber o presente antes do Natal.

Outra coisa que existe aqui para comemorar o Natal são as Weihnachtsmarkt. São feirinhas que vão surgindo pelas cidades, com muitas luzes, músicas, doces e presentes. Não vejo a hora de aparecer aqui em Furtwangen a primeira feirinha desse ano.

Aqui eh comemorado no dia 6 de dezembro o Nikolaustag , dia de São Nicolau, que eh considerado o verdadeiro Papai Noel. Nesse dia as crianças devem deixar os sapatinhos de fora da janela e o Nikolaus deixa presentes e guloseimas. As pessoas também assam nesse dia, em homenagem ao Papai Noel, biscoitos conhecidos como Spekulatius. Os biscoitos tem o formato de coisas que fazem parte da história de São Nicolau, como bichinhos e pinheiros. Ah, os biscoitos de Natal! Outra tradição adorável na Alemanha. Os Weihnachtsplätzchen são biscoitos caseiros que devem ser feitos pela família com a ajuda das crianças. Podem ser de anis, canela, manteiga, nozes.


Eh o meu primeiro Natal, casada e com filho e estou cheia de planos. Logo vou postar aqui as fotos da nossa casa toda enfeitada. E vocês, já estam enfeitando as casas?

4 comentários:

Anônimo disse...

Voê não imagina a minha vontade em ir pra "i".Eu sempre achei que o verdadeiro natal tem que ser neste clima.Eu tambén adoro.
Geralmente começamos a enfeitar as casa no dia 08/12,mas a ruas já têm muitos enfeites.O que é muito ruim é o calor insuportavél que está fazendo média de 29/30 graus inclusive a noite.
Me mande seu enderço por email para eu mandar um cartão à antiga(escrito a mão).
Muitos beijos pra vocês,Lucia.

Lucia disse...

Que legal essas tradicoes dai!

Eu ainda nao tenho nada decorado e nem da, ja que ainda estamos tentando colocar a casa em ordem devido a mudanca. Talvez so vamos fazer algo bem proximo do Natal mesmo. Bjos

Anônimo disse...

Eu tb estou louca pra chegar logo o natal ...meu 1° como mae.

Anônimo disse...

Oi Liza,
Que bom receber sua visita no "Mineirinha n'Alemanha". Se vc está gostando do blog, talvez goste da surpresa que estou preparando para o final do ano. Fique de olho!
Um abraco pré-natalino,
Sandra
P.S.-Seu marido também é de Beagá? Em que cidade vcs moram?