2 de maio de 2011

Praga - República Theca

O que nos levou a Praga, foi uma conferencia sobre ótica da qual o Bebeto participaria. Como a conferencia seria em abril, mês do nosso aniversário de casamento, a gente aproveitou a oportunidade para fazer uma pequena lua de mel. A escolha nao poderia ter sido mais perfeita. Praga é uma cidade muito romântica e pelo que já ouvi dizer por aqui, uma das mais lindas da Europa.

É uma cidade relativamente barata, se comparada a outras grandes cidades européias e que oferece uma infinidade de atracoes que podem ser visitadas a pé, partindo da praça principal ou usando o transporte público, que não deixa nada a desejar. Eu achei tudo muito próximo, exceto a subida para o castelo, um pouco dificil para uma grávida. Eu me deixei perder pelas ruelas da cidade e a cada caminhada eu descobria várias surpresas e me encantava ainda mais com a bela arquitetura da Praga.

A lingua nao é um obstáculo como muitos pensam. Eu consegui me virar bem com frases básicas em inglês e achei as pessoas sempre abertas a ajudar, contrário do que já ouvi sobre a população tcheca ser rabugenta e mal humorada. Sobre a cidade ser violenta e perigosa, realmente não vi isso, mas para evitar surpresas não custa ter cuidado e atenção principalmente a noite. Já ouvi muita gente relatar problemas com batedores de carteira e com restaurantes que costumam cobrar mais caro dos turistas. Não custa ficar de olhos abertos.

Algumas das principais atracoes de Praga, e que não podem deixar de serem vistas, na minha opiniao sao: a praca Venceslau, a ponte Charles, o Relógio Astronômico, o Quarteirão Judeu, o Castelo de Praga e a Catedral de Sao Vito. Para o castelo é preciso dedicar pelo menos meio dia, pois existem muitas atracoes junto a ele como o museu de brinquedos, ótima opcao para quem tem filhos pequenos. Ah, outra dica para pais, é o museu do Lego, que fica bem no centro da cidade e que conquistou o coracao do Miguelzinho.

A cidade oferece muito mais: passeios de barco e pedalinho (tem coisa mais romântica?), museus, óperas, exposicoes de arte. Ah, Praga é conhecida mundialmente por seus cristais, jóias de minerais, marionetes, briquedos de madeira e claro por sua cerveja. Na minha opiniao, 2 ou 3 dias sao suficientes para se conhecer bem essa cidade encantadora, certamente a mais bela que já conheci.


e enquanto eu escrev
ia, ela me inspirava...


7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Liza!
Que cidade linda!!! E vcs 4 combinaram perfeitamente com a paisagem!!!
Esse aniversario de casamento com certeza ficara marcado pra sempre!
Que Deus continue abencoando vcs como casal e que cada ano possa ser tao bem comemorado como foi esse!
Bj
Patricia

Natália disse...

Deve ser linda! Sempre ouvi comentários mto bons de Praga!! Com certeza está num de nossos roteiros, espero que este ano ainda hehe. Beijos

Nilce disse...

Que passeio espetacular Liza.
Você está maravilhosa com este barrigão, amo gestantes.
Essa foto do Miguel beijando sua barriga é para a eternidade de tão linda que ficou.
Estou ouvindo a música e escrevendo aqui também. Linda e lindas as fotos.

Bjs no coração!

Nilce

Nina disse...

Aaaaaaahhhhhaaaa, já chegaram! eu sabia que vcs iam gostar de Praga, sei lá se existe alguém que nao goste, eu amo, acho linda mas nao sei como vc conseguiu andar com tanto barrigao (tá lindinha grávida!!), apesar de que vc tem razao Liza, eu acho tbm td perto. Mas eu lembro da minha última vez lá, grávida e cansaaaaaaaaada :-(

Vcs nao foram ao museu dos brinquedos? Nem sabia desse do Lego... Nossa, eu e Laura adoramos, mas talvez o Miguel nao fosse curtir, tinha mt bonequinha :-)

Liza, eu te enviei um email em resposta ao teu, antes da viagem de vcs, vc recebeu??

Valéria disse...

Oi Lisa!
Seu post musicado por cruisin fica ainda mais delicioso, adorei!
Praga está me conquistando, o seu é segundo post de blogs que sigo que falaram maravilhas dela. É realmente linda e você conseguiu de forma sucinta nos fazer percorrer esta cidade fantástica! Parabéns pelo post!
Bjo e uma ótima semana!

Lucia Silva disse...

Ei Bete, todos meus amigos que conhecem Praga dizem a mesma coisa.
Suas fotos ficaram lindas.
Bjs com saudade.

Lúcia Soares disse...

Viu só? A propaganda foi boa. Eu fui das que lhe disseram que Praga é linda. Uma amiga minha foi a várias capitais na Europa, e algumas cidadezinhas, e disse ter sido Praga a mais bonita.
Que passeio inesquecível, heim?
Mesmo que se desbote na memória, as fotos sempre os lembrará dos dis vividos. E para Miguel é fundamental ver tanta beleza, junto com a cultura de um povo.
Beijo!