19 de outubro de 2010

A vantagem de não se ter um alemão tão bom

Amanha receberei alguém para olhar o apartamento onde moro. Estava torcendo para que isso não acontecesse mais antes da próxima semana, quando nos mudamos daqui. Não que eu seja chata e não queira nenhum estranho circulando por cada cantinho da minha casa, apesar disso não ser confortável nem para mim, nem para quem quer alugar o apartamento e fica sem graça de olhar um espaco ocupado por outro.

O problema é que as pessoas acabam fazendo perguntas sobre o imóvel. Perguntas que eu não gostaria de responder, pois não gosto de mentir. Não dá pra falar que o apartamento é confortável, sendo que no inverno não se pode usar o banheiro por causa do frio que faz lá, tem que se usar casaco em qualquer cômodo da casa, na cozinha só tem água fria, os vizinhos estudantes fazem festa até altas madrugadas, tocam campanhia a noite quando estão bêbados sem levar em consideração o que os ponteiros do relógio marcam. Tem também os restos de lixo dos mesmos estudantes no nosso terraço e o fato da nossa água ser aquecida com um boyler (não sei o nome disse em português) eletrico e a conta ser uma fortuna.

Nesse caso não há outra alternativa. Peco ao marido para avisar a pessoa que o meu alemão não é muito bom (o que não é mentira por que eu acho que tenho que melhorar muito), a pessoa vem e não tem como perguntar por que acha que não entendo nada e minha consciência fica meio tranquila. Digo meio por que apesar de nao achar ético falar mal, não gostaria que ninguém passasse pelos perrengues que passamos aqui. Agora eu torço para que venha um alemão, desses que sabe o seu direito e que se não tiver um apartamento quente descontará no valor do aluguel, coisa que sempre soubemos que tinhamos direito e nunca tivemos coragem de fazer. Pelo menos espero que o Vermieter não fique com a nossa caução como compensação de tanto frio que senti por aqui.

Ah, na sexta estaremos com as chaves da casa nova. Aguardem fotos, se eu sobreviver a loucura que está por aqui. Alguém me explica por que a gente fica tão indisposto e sonolento quando tem uma lista infinita de coisas para organizar?

9 comentários:

Beth/Lilás disse...

Ai, Liza, tô aqui pensando em você tendo que encarar um situação dessas e lembrei-me do que li ainda há pouco na tal crônica de Veríssimo:
"Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues... "Finge-te de idiota,
e terás o céu e a terra".

Faz de conta que não sabe mesmo alemão e fica na sua, pois se alguém souber o mínimo disso que estás contando, simplesmente não vai querer o ap.
Deixe que eles descubram pelo locatário.
Quanto a vocês, torço para que tenham dias felizes neste novo endereço, já que passou tantos perrengues nesse aí.
Vai dar tudo certo, força pra você!
bjs cariocas

Eve disse...

Indisposta, sonolenta e com uma "sensível" TPM como no outro post? Minha filha, não sou médica, mas isso aí, pra mim, é gravidez! hahahahaha
Corre e vai fazer o teste já! Não esqueça que vc é tentante.
A última vez que falei isso pra uma amiga no Brasil, eu acertei. =P
Bjs!

S. W disse...

Liza, estamos na posição inversa. Comprando um apartamento, mas escolhendo pela internet as fotos nunca batem com a realidade na visita, e o pior, os donos nao contam toda a verdade (oque eu entendo perfeitamente,melhor omitir do que mentir), entao sempre levamos o meu sogro que entende melhor do que nós. Na última ficamos tao apaixonados pelo ap, que fizemos a oferta, que depois de aceita, fomos informado que o terreno estava com processo na prefeitura pra despoluiçao da área, o que ficaria em torno de 55 mil euros pra ser feito. Lógico que tivemos que voltar atrás, mas o corretor ficou super bravo, mas eles omitiram esse fato até o final.

Boa sorte com a venda.

beijos

Thais disse...

Oi liza, vi seu comentário no blog da Eve e passei aqui para conhecer. Voltarei, pq me identifico com tudo que escreve. Eu e minha irma vivevos fora do brasil e tb fizemos um blog para dividir as experiencias. A proposito do apartamento te entendo, nós tb não estamos felizes com o nosso, o aquecimento qdo funciona é ótimo, o problema que as vezes enguiça e é dificil até domir, mas o pior é uma vizinha louca de pedra que grita a qq hora do dia e da noite. Mas nao podemos nos mudar pq ainda estamos esperando a residencia, a soluçao é dormir agasalhada e com tapão no ouvida rsrsrs mas tudo passa... beijos

Nilce disse...

Que bom que vai mudar logo Liza.
Chega de sofrer.
E o melhor mesmo é não falar nada porque muitas vezes ficamos de ruins na história.
Não é fácil ter muita coisa que fazer. Não gosto nem de pensar em mudança, apesar de já estar sentindo falta. rsrsrs
É que quando mudo, e no meu caso é de cidade, aproveito pra por muita coisa fora.
Força aí menina.

Bjs no coração!

Nilce

Ma disse...

Huuum, indisposto e sonolento... sei não...

Mi disse...

ai...nessas horas é uma bencao nao falar alemao! hehe tb nao consigo mentir assim se sei todos os problemas do apartamento. o nosso ape agora tb é super gelado, só com muito aquecedor pra compensar. to louca pra mudar tb.bjs!

Line disse...

Sei muito bem o que é isso, porque morei num apartamento super frio, era impossível trocar de roupa no meu quarto - o quarto mais frio do apartamento. Nossa contade gás veio uma fortuna, fortuna mesmo, por conta dos aquecedores que não aqueciam, só gastavam. Sem contar outras coisinhas mais. Saímos de lá antes de o contrato vencer, e o dono ficou com nosso depósito calção + multa de 3 meses, válida na Bélgica quando se quebra um contrato.

Desejo muito Boa Sorte, será um grande alívio pra vocês!

Ótima semana!

arlete soffiatti disse...

Eles tem que ter um motivo muuuuuito grande e justificado para ficar com a caução. Não se preocupe. Se insitirem, procure seus direitos.
Voces vao mudar para onde?