4 de outubro de 2010

Indignação ou Indigna Nação?

Meu blog não é sobre politica, mas não posso deixar de registrar aqui o meu espanto com os resultados da eleição de ontem. Não digo com relação a presidência, pois isso já estava claro antes do domingo e na minha opinião nenhum dos candidatos está pronto para assumir o cargo. Diante disso a única opcao que restava aos brasileiros, era votar no "menos pior". E vejo o segundo turno como uma segunda oportunidade dos eleitores pensarem bem e procurarem se aprofundar nas proposta dos dois candidatos, já que agora é tudo que nos resta.

Minha decepção não tem a ver com os candidatos, mas sim com os eleitores que mais uma vez demonstraram imaturidade e falta de compromisso na hora de escolher seus representantes. Depois reclamam que são feitos de bobos pelos governantes, mas na hora de tomar uma decisão são capazes de dar seus votos a candidatos como Tiririca. Elegem jogadores de futebol para serem fieis a sua torcida organizada e esperam que isso beneficie o futuro de uma nação.

O resultado das urnas só mostra o que a gente está cansado de saber, mas sempre tem esperança de estar enganado. O Brasil nunca sairá do buraco em que está, enquanto a posição dos eleitores for a de brincar de votar. Isso requer compromisso, educação, maturidade, compromisso e consciência do potencial que temos e que não usamos. Isso requer sair da zona de conforto, tomar posição e assumir as rédeas da politica, por que politica, meus caros, querendo ou não tem mais a ver com quem vota do que com quem é votado. Somos nós os eleitores que puxamos a cadeira e colocamos os corruptos e despreparados para nos representar. Sem nosso voto eles não estariam no comando de nada.

Mas, é mais fácil deixar pra lá e viver a vida ruim que a gente está acostumado a viver. Já que somos bobos na mão de muitos, por que não ser na mão de humoristas, na esposa de um governador que não pode mais concorrer por que tem a ficha mais suja que lama, na mão de analfabetos, "mulheres frutas", cantores donos de uma carinha bonita, apresentadores de TV. Ainda bem que a minha esperança não está nas mãos de homem nenhum, por que sinceramente, depois de um resultado tão ridículo eu estaria em depressão.

"Quando o governo é formado de homens justos e honestos o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus e desonestos o povo chora de tristeza." Provérbios 29:2



4 comentários:

Eve disse...

Vc colocou uma música de Skank e eu fecho a sua "indignação" com uma frase de Legião: "que país é este?"

São mais de 20 anos de democracia, mas muito chão ainda...
Bjs!

Flavia disse...

Fiquei indiganada tambem qdo vi o resultado dos deputados...
concordo com a tua indignação e com a Eve e o legião... "que pais é esse?"

bjs

Beth/Lilás disse...

Pois é, Liza, triste essa eleição de gente que não tem 'eira nem beira', educação, visão política, sem preparo para levar nossos anseios!
O detalhe é que nosso país ainda é jovem na democracia, talvez ainda tenhamos que aprender por muito tempo, muitas eleições, até entendermos o real valor desta palavra.
um beijo grande

Ma disse...

Triste.