8 de outubro de 2010

Golpe na internet

Tem gente que pensa que isso só acontece no Brasil, mas a verdade é que gente desonesto tem em qualquer lugar do mundo. É uma erva daninha que cresce por toda a parte, para a tristeza de muitos que ainda esperam que o mundo seja um lugar mais justo e melhor para se viver. Com a minha procura por apartamentos pela internet, acabei me deparando com uma vigarista. Ela anunciou seu suposto apartamento na internet, com preço, localização e fotos bem atrativas. Eu entrei em contato através do site de imóveis e a dita cuja me respondeu prontamente e educadamente. Me explicou que havia sido transferida para a Itália, que procurava alguém confiável para cuidar da casa dela, que ficaria na Itália por uns 8 anos, blá, blá, blá...

Ela aceitou fácil demais a gente alugar o apartamento mobiliado dela, mesmo tendo um filho de 3 anos, o que não é normal na Alemanha. Não procurou saber absolutamente nada da gente e não tinha muitas exigências, nem uma caução alta que é o normal por aqui. Ela insistia muito que a gente fizesse o depósito de garantia para receber as chaves que viriam da Itália pelo correio, mesmo a gente explicando que só teria uma resposta a partir da quarta-feira dessa semana. Alguém que morou a vida inteira na Alemanha e que trabalhava numa firma aqui, tinha que ter alguém de confiança que pudesse alugar o apartamento, ou mesmo colocar numa imobiliária; ela não tinha ninguém. Ela escrevia apenas em inglês, mesmo sendo alemã. Para o deposito ela queria que a gente utilizasse o Money Bookers (que é um meio seguro de transferir dinheiro através da internet), porém o endereço da transacao não tinha o mesmo domínio da página real do Money Booker. Sem falar que a única opção que ela nos dava era transferencia do dinheiro por wester union, opção que só existia no link falso que ela nos passou.

Contando assim parece absurdo alguém cair no golpe, mas posso afirmar que ela tem uma boa lábia e que se fechasse alguns pontos do golpe, certamente teria nos enganado. O problema para ela é que a gente pesquisa muito e já estamos acostumados a desconfiar quando a coisa é boa demais, sem falar que estamos debaixo das mãos de Deus e contra elas quem intentará? Mesmo não tendo sido lesados em nada, vamos procurar a policia e passar os emails que trocamos com a "cabra-safada", inclusive com os dados da conta bancária de um italiano que ela nos passou, evitando que ela continue aplicando o golpe por ai. Se é que se trata de uma mulher mesmo, né? Vai saber! O lance é confiar desconfiando sempre, seja na Alemanha, na Itália ou no Brasil, afinal ser humano é ser humano em qualquer lugar.

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto." (Jeremias 17:5-8)

P.S. Para quem tem me perguntado sobre a mudança, prometo contar na semana que vem. É que ainda estamos sobre efeito da gastroenterite e o tempo fica mais curto que o normal. Coisas de mãe!

14 comentários:

Lucia disse...

Nossa, Liza, ja estava aqui toda nervosa lendo seu post, esperando que voces nao tivessem caido nessa.

Nao sei se eh pq eu nao confio em nada e ninguem hoje em dia, que faco minhas pesquisas de background ate nao aguentar mais, mas esses lances assim, se nao tem contrato, nada verificado por banco ou qq informacao valida, eu nao caio nisso mesmo! Chego ate a ser super chata verificando e comprovando tudo!

Que bom que voces nao tiveram que passar por isso e eu nao consigo entender como pessoas como essas, conseguem se olhar no espelho.

bjos

Eve disse...

Fofa, infelizmente, esse golpe é muito conhecido por aqui. E se vc tivesse depositado o dinheiro, graças a Deus que não, a segunda parte do golpe seria dizer que perdeu a chave do apartamento (ela falou algo em mandá-la pelo correio?). Amigos de uma amiga caiu nesse golpe e perderam 800 euros.
A melhor coisa que vcs fazem é denunciar mesmo. E pra procurar apto, usem o immoscout24.de Foi lá que achamos o nosso.
Bjs!

Lúcia Soares disse...

Liza, primeiro: que bom que não cairam no golpe! Graças a Deus!
Segundo: que bom mais e mais pessoas pararem de achar que só o Brasil tem trambiqueiros, que o "jeitinho" é algo brasileiro. Gente que dá "jeitinho" pra tudo vive em qualquer lugar do mundo, com certeza.
O que outros países têm é uma justiça mais rígida, leis mais vigiadas e etc.
Mas espertalhão tem no mundo todo.
Não há dúvida nenhuma que encontrarão um ótimo lugar para morarem.
Beijos, beijos!

Nilce disse...

Oi, Liza

Fiquei sem vir aqui e vejo que vc passou por um "perrengue" com o Miguelzinho. Não é fácil, menina.
Quanto ao ap., que coisa não?
Trambiqueiro tem em qualquer lugar do mundo. Ainda bem que vocês não entraram nessa.
Deus esteja contigo sempre.

Se cuida!

Bjs no coração!

Nilce

Beth/Lilás disse...

Ufa, ainda bem não perderam seus dinheiros!
Lúcia tem razão, trambiqueiro safado tem em todo lugar deste mundo, mas a diferença é a lei que sendo aplicada e rígida, resolve problemas como este e não deixam alastrar-se no país.
Que Deus os protejam sempre!
bjs cariocas

Jane disse...

E nós, brasileiras escaldadas em terra aonde existe curso de doutorado pra malandragem, haveremos de nao cair em tais golpes.

Tomara que peguem a/o malandra/o

Beijo!

Carla Susana Guadanini Pereira disse...

É lamentável o que aconteceu com você,
Também fui enganada por um alemão safado.
O ser humano é igual em qualquer lugar mesmo

Beijos

Anna disse...

gente, que coisa! eu estou procurando apartamento e tambem fico com mil pes atras quando vejo anuncios muito mirabolantes. ainda bem que tudo terminou bem e tomara que voce consiga fazer justica.
:*

Socorro Melo disse...

Liza,

Que bom que deu tudo certo pra vocês, que não houve prejuízos. E é muito acertada a idéia de ir a polícia, pois, é uma forma de tentar evitar que outras pessoas sejam lesadas.
Concordo com você, gente ruim tem em toda parte. E tudo que vemos acontecer aqui no Brasil, acontece, às vezes pior, no mundo inteiro.

Beijos e muita paz
Socorro Melo

arlete soffiatti disse...

Uia, tranbicagem a la primeiro mundo.

Le disse...

Oi Liza,tudo bem? Pesquisei sobre esse golpe no google e acabei parando aqui no seu blog.

Essa semana aconteceu o mesmo comigo aqui no Rio de Janeiro. Um cara dizendo que foi transferido para Londres, deixou um apto super bonitinho, preço bom e todo bem mobiliado. Após muitos emails trocados, comecei a desconfiar desse tal depósito e da urgência com que ele queria que decidíssemos sobre a locação. Resolvi visitar o prédio e descobri que nunca houve esse tal inglês no prédio e que não tinha nenhum apto pra alugar. O golpe era exatamente o mesmo, através da western union, estou procurando uma forma de denunciar este tipo de crime. Você sabe como posso fazer isso no Brasil? Achei um email da policia federal para crimes na internet mas não sei se isso se encaixaria nessa classificação.
Sorte nossa desconfiar desses safados!

Bjos e obrigada por compartilhar essas informações.

Liza Souza disse...

Le, que sorte a nossa mesmo. Parece que o golpe é bem comum e que está se espalhando com facilidade por todo lado. Nao tenho certeza, mas acho que voce deveria tentar denunciar nesse email da policia federal, assim se eles nao puderem ajudar, podem indicar um outro caminho pra voce. Tomara que muita gente abra a boca e coloque esse bando de safados no lugar que eles merecem.
Beijos e obrigada pela visita!

Unknown disse...

É meninas... hoje tive uma última troca de e-mail com esse mesmo golpista de "Londres". Resolvi não ir adiante com a negociação pois o informei que só iria dar algum retorno após ler o contrato. Além disso eu já estava preparada para ir ao cartório confirmar se o apartamento realmente estava em nome dele. Vou me informar também como proceder para fazer a denúncia.
Obrigada pelo informativo Liza!!

bjos

Anônimo disse...

Estamos em 2011 e os golpistas continuam atuando, provavelmente por não encontrar dificuldade para agir contra os incautos. Encontrei um anúncio desse tipo no Zap Imóveis. O anúncio se referia a um imóvel para alugar na Rua Barão de Icaraí, situado no Bairro do Flamengo, aqui na cidade do Rio de Janeiro. O fraudulento se denominava John Mathias, residente em Londres, engenheiro civil. Pesquisei no google e vi que este tipo de golpe já se tornou globalizado. Acontece em diversos países, Itália, Espanha, Portugal, Suécia e sabe Deus mais aonde. Felizmente não caí, mas senti muito pelos que foram logrados.