5 de outubro de 2010

Gastroenterite virótica (Magen-darm)


O Miguelzinho está com gastroenterite. Até domingo, quando os sintomas alcançaram o pico mais alto, nunca tinha imaginado que uma pessoa pudesse evacuar tanto num dia só. Hoje eu sei que é possível alguém ir ao banheiro mais de 20 vezes num dia só e que também é possível uma mãe trocar 20 fraldas sem ter um colapso nervoso. A pior parte da doença, na minha opinião, são as fezes muito ácidas que quando entram em contato com o bumbum da criança deixam a pele muito ferida. Por mais cuidado que os pais tenham, fica impossível evitar as assaduras que transformam a hora da troca da fralda (leia-se o tempo todo) num pesadelo.

Ontem levei o pequeno no médico e ele já está medicado e bem melhor. Não estou levando ele na escolinha, pois virose pega só de uma criança olhar para outra e o melhor é evitar que mais mães se descabelem como eu, sem falar no sofrimento das crianças. Também só as mães tem paciência para olhar a cada instante se a criança está com a fralda seca.

O que ajudou o Miguel a se recuperar rapidamente foi ter dado bastante soro para ele, ainda no domingo, quando nem tínhamos o diagnóstico. E entupir ele de suco, água e chás Sem falar na alimentação mais leve, para facilitar a digestacao. A doença pode se desenvolver muito rápido para a desitratacao e se tornar mais grave. Agora é paparicar bastante a cria, fazer um pouco das vontades dele e esperar que os dias passem, já que os sintomas leves persistem por até duas semanas. E aja fralda!

2 comentários:

Eve disse...

Ai tadinho, vai passar logo pq vc cuida bem dele. ;)

essa é a terceira tentativa de postar. =P

Bjs!

Beth/Lilás disse...

Oh, céus!
Cuida bem delezinho, uma boa dieta e água, não o deixe nem ir pra escolinha, tem que ficar bom de vez para voltar,né mesmo?
Melhoras para ele!
bjs cariocas