23 de abril de 2010

Viajando de trem noturno

Quando decidimos viajar optamos pelo trem como meio de transporte e seguindo a dica de um amigo fomos de trem noturno, que digamos de passagem é uma excelente opção para se economizar tempo. Dependendo do tipo de cabine e a acomodação escolhida dá até para se economizar dinheiro. Para o tipo de acomodação mais simples o passageiro paga 20 euros a mais no preço do ticket, o que normalmente é mais em conta do que a diária de um hotel. Agora para o quarto single o preco fica até mais salgado que um hotel 3 estrelas.

Meu primeiro contato com o trem noturno foi um pouco assustador. Escolhemos uma cabine com 6 camas, mas em nennhum momento imaginei que seria uma triliche e que ficaríamos no terceiro andar dela. Não pegamos o trem na estacao inicial, então quando chegamos todos já estavam dormindo e acabamos tendo que aprender como tudo funcionava sem ajuda e sem luz. O mais difícil foi ter que subir a escada para a cama no escuro, com mochila e criança no colo e sem fazer barulho para não incomodar os outros. Também foi difícil dividir uma cama tão estreita com o Miguelzinho, mas foi bom não ter comprado uma cama separada para ele, pois não tinha muito protecao e ele correria o risco de se esborrachar no chão. Tem também o lance do barulho do trem que incomoda bastante, sem falar no ronco do passageiro de baixo, no choro da criança do lado. Na manha seguinte é possível se desfazer a cama do meio, transformando num sofá onde os passageiros podem continuar a viagem sentados.

Eu jurei que não viajaria mais assim, exceto na volta, por que já tinha comprado o ticket. Mudei de ideia por que a vinda foi muito tranquila e agradavel, mas da proxima vez faco questao de optar por uma cabine menor e por uma cama mais baixa, mesmo tendo que pagar bem mais por isso. E sabendo que só vale a pena por causa do tempo, por que não é nem de longe tão confortável quanto um hotel. De qualquer forma fica aqui a dica para quem vai viajar pela Europa, tem pouco tempo, pouco dinheiro e muita disposição.

Mi disse...

nos ja viajamos junto com meus pais numa cabine de 4, que era minuscula tb mas ate que confortavel! =) O barulho do trem foi embalando a gente e no dia seguinte chegamos muito bem dispostos (da suica ate madrid). Foi carinho mas realmente valeu a pena pela economia de tempo. bjs e conta mais da viagem =)

Lucia Silva disse...

Bete, qdo vc falou da altura da cama pensei logo no Miguel. Ainda bem que não tinha uma cama so para ele.
Não deve ter sido divertido mas é uma ótima estória pra contar.
Bjs.

Anônimo disse...

um amigo meu a alguns anos atrás viajou a Europa todinha assim. Estudante vive cronicamente duro ele usava os trens noturnos para dormir e tomar banho. Ele acordava todo dia em outra cidade.
Eu nao sei se hoje eu teria esse pique com crianca entao... mas para uma viagem como a de vocês é realmente uma opcao.

e... eu sabia que você iria gostar de Amsterdam.

Lúcia Soares disse...

Uau, Liza! Aventura pra gente jovem, viu? Me imaginei subindo a escada pro "último andar", não ia ser nem um pouco agradável...rsrsr
A foto ficou linda, você com carinha de cansada, mas bem. E Miguelzinho dormindo placidamente.
Nunca dormi em trem, mas acho que gostaria, apesar do barulho. Pra mim, qualquer meio de transporte é melhor que avião...
Bj

Lucia disse...

Nossa, imagino como deve ter sido, ainda mais dividindo o lugar com pessoas estranhas. E voce nao ia conseguir dormir mesmo, preocupada com o Miguelzinho se tivessem pego uma cama so pra ele. Concordo contigo, tb preferiria pagar mais pra algo mais particular/privado. bjos

Beth/Lilás disse...

haha Tô com a amiga Lúcia, mesmo um pouco inconveniente com gente estranha ao lado, mas ainda assim prefiro que avião.
Da próxima, já com conhecimentos, farão bem melhor, mas mesmo assim deve ser uma viagem linda.
beijos cariocas

Dona Flor disse...

Quando fui estudante em Londres, viajava sempre assim. Não pagava hotel, usava o chuveiro e eu sempre dormi feito uma pedra, não importa o barulho que tenha ao meu redor! rs

Que legal que vc curtiu sua viagem, mas deve estar cansadona, né? Beijos

Anônimo disse...

adorei as dicas...
vai passando mais ai quem sabe nao nos aventuramso tb em uma viagem bju

Dani dutch disse...

LIza, obrigada por dividir conosco as experiências,qunado eu viajar ja sei como vou .. bjuss