6 de abril de 2010

Caos!

Eu sofro muito cada vez que abro um site de noticias e vejo os pedidos de socorro que a natureza dá e que nós homens somos incapazes de entender. Terremotos, deslizamentos, enchentes, chuvas torrenciais, secas desmedidas. Cada dia um lugar diferente do planeta é atingido, cidades são destruídas, vidas são levadas, bens de uma vida inteira são tomados pela fúria da natureza machucada pela mãos do próprio homem que hoje vivência essa situação como se fosse a vitima dessa história.

Foram anos e anos de atitudes erradas, trilhando um caminho que não poderia nos levar a outro lugar senão ao caos dos dias atuais. Lixos jogados por toda a parte, recursos naturais usados de forma abusiva, desmatamento, construcoes em áreas de risco são algumas das contribuicoes diárias espalhadas por toda a parte para que a situação se torne cada vez pior.

Muitas vezes me pergunto quanto tempo ainda vamos durar se não mudarmos nossa atitude, se não aprendermos a ouvir e a respeitar natureza. Muitos não fazem nada por que podem fazer muito pouco e assim vivemos esperando que as coisas melhorem com a atitudes de outros que também não fazem nada. Não adianta se lamentar pela situação caótica do Rio de Janeiro, do México, do Chile, do Haiti e continuar levando uma vida sem preocupacoes, sem responsabilidades com o meio ambiente do qual também fazemos parte.

Tomara que a gente acorde a tempo!

Fonte da imagem: Globo

7 comentários:

Lucia Silva disse...

Ei Bete, vc tem toda razão. O que me chamou mais atenção foi ver não somente as consideradas "areas de risco", as favelas, caindo e alagadas mas bairros como Tijuca, Jardin Botanico e Copacabana. Quem sabe chegando nas areas nobres as providencias apareçam.
Bjs.

Beth/Lilás disse...

Liza querida!
Tem toda razão, tudo isso está na essência do ser humano em destruir, arrasar com a natureza maravilhosa que nos foi dada gratuitamente.
Estou arrasada com o que estou vendo e inserida no contexto aqui no Rio, mais precisamente em Niterói. Desde ontem à noitinha uma chuva ininterrupta vem destruindo e trazendo mortes a muitos e hoje, até meu marido ficou em casa, foi impossível locomover-se pelo estado.

Estamos em alerta geral, uma calamidade natural assolou o estado do Rio de Janeiro e só pedimos boas vibrações para a gente daqui, está um caos geral em todos os lugares.

obrigada e um grande beijo carioca

Lúcia Soares disse...

Oi, Liza. Realmente, a natureza tem castigado muito alguns lugares.
As grandes cidades, as capitais, principalmente, crescem e se esquecem que estão "subindo", "indo pros lados", sem uma infraestrutura.
Fabiana, minha filha que mora em Londrina, interior do Paraná, já decidiu, junto ao marido, que daqui pra frente só morarão em cidade do interior do estado. Claro que dependem do emprego, mas preferem criar seus filhos em lugar pequeno, sossegado. O que acontece é que o crescimento desordenado, o "inchaço" de população, acaba por tornar essas catástrofes mais sérias.
O progresso nem sempre vem pra melhorar...
Infelizmente a natureza, duramente atacada, responde com chuvas mais fortes, ciclones, tufões, furacões, terremotos, maremotos...
Mas ainda acho que o maior mal que o homem faz a si mesmo é ser ambicioso e acreditar que pode mais que tudo. A vaidade dos governantes, que fazem vista grossa pra milhares de problemas,também é um agravante.
Só Deus mesmo, pra nos ajudar e dar uma chance de refazer o que está mal feito por nós mesmos...
Bj

Jane disse...

Tomara mesmo. Porque, especialmente no Rio, parece que o pessoal faz força pra nao aprender. É SEMPRE a mesma coisa, enchente e deslizamentos nos mesmos lugares e pelos mesmos motivos. Mas continuam lá, pobres e ricos querendo ter casas nas encostas, jogando lixo onde não deve e por aí vai...

Eve disse...

Tem gente que já acordou, só não foi a maioria, ainda.
Quem sabe...

Bjs!

Lucia disse...

Vc disse tudo, amiga. As pessoas insistem a viver dessa maneira e agora mts tem que aguentar as consequencias. Mts que nem tem culpa, infelizmente. Isso eh mt triste! Bjos

Dani dutch disse...

Liza, eu vi na televisão só ontem, o que estava acontecendo no Rio, fiquei chocada. Só Deus mesmo pra poder confortar o coração de quem perdeu amigos e familiares. bjuss