5 de agosto de 2009

Dicas para mamaes


Sentado ou em pé? Essa é uma pergunta que comecei a fazer desde que o Miguelzinho completou 18 meses. Inicialmente eu e o Bebeto achamos que tinha chegado o momento certo de desfraldar o Miguel. Como mae de primeira viagem nao sabia por onde comecar, entao comecei pela dificil escolha do penico. Optamos por um bem simples, e nao é que o penico ja foi parar dentro do vaso (sem falar na caixa de brinquedos, dentro do armário e da máquina de lavar)! Como nao sabia direito o que fazer comecei a pesquisar na internet e achei dicas super interessantes sobre o assunto.

Espere o momento certo
O segredo do desfraldamento é só começar quando a criança realmente já tem capacidade física para segurar as necessidades (ou seja, tem controle esfincteriano). Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.

Deixe-o aprender pela imitação
Deixe que seu filho veja o pai e outros homens da família fazerem xixi. Mas deixe que ele veja a mãe também. Ele vai notar que há diferenças no jeito de urinar, e essa já será uma ótima oportunidade para explicar como os meninos usam o banheiro.

Providencie o equipamento correto
A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita a operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar seu filho no começo

Ajude seu filho a se acostumar ao penico
Mostre a ele que o penico é dele. Deixe-o sentar lá de roupa e tudo, se ele quiser. Depois, com calma, sugira que ele experimente sentar sem a roupa. Não se assuste se ele estranhar (é gelado!). Não force, só incentive com bom humor.

Compre cuecas "especiais"
Se der, leve seu filho com você à loja para escolher cuecas bem legais. Antes do passeio, conte a ele como vocês vão fazer uma coisa especial, porque ele já é um menino grande e agora pode usar cueca igualzinho ao papai!

Ensine primeiro a fazer xixi sentado, depois em pé
Como muitas vezes o xixi e o cocô vêm juntos, e nem sempre a criança sabe identificar qual deles está para sair, faz mais sentido ensinar o menino a fazer xixi e cocô do mesmo jeito, sentado, pelo menos no começo.

Deixe-o circular pelado
Esse é um jeito de evitar o xixi na calça. Aproveite dias de calor e deixe-o brincar pelado pela casa (ou, pelo menos, em algum lugar que não cause grandes prejuízos se ele fizer xixi no chão). No começo, as escapadas de xixi são inevitáveis, e assim você não molha tanta roupa, e a criança não se sente tão mal por ter feito xixi na calça.

Facilite as coisas
Este não é o momento para usar jardineiras, macacões e calças com cinto. Prefira roupas de elástico, fáceis de pôr e tirar, e compre cuecas larguinhas.

Tudo menos demonstrar frustração ou raiva
Todo o esforço pode ir rapidinho por água abaixo, e o processo atrasar meses e meses, se você perder a paciência e fizer a criança se sentir mal porque o xixi ou o cocô escaparam. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando. Segure a bronca com todas as suas forças, mesmo que seu filho esteja fazendo cara de paisagem, como se nada tivesse acontecido, e haja cocô por todo lado. Se as escapadas estiverem ficando frequentes demais e seu filho parecer não se importar, talvez valha a pena pensar em dar um tempo e só recomeçar com o processo dali a alguns meses.

Chegamos a conclusao que o Miguelzinho nao esta pronto, apesar de já ser um homenzinho. Se quiser fazer um teste para identificar se seu filho já está preparado clique aqui.

4 comentários:

Flavia disse...

Lisa... eu não estou pronta! quantas coisas temos que aprender, né?
Aqui no hemisferio norte todo mundo fala que o melhor é desfraldar no verão. Eu particularmente adorei a desculpa, e só quero pensar nisso na primavera de 2010. hahahaha

beijos


Oh God! as palavras de verificação eran barigona, será que é alguma indireta, já que estou escrevendo de biquini?

Beth/Lilás disse...

Liza,
Quanta dica interessante você postou aqui! Se tivesse tudo isso quando meu Daniel era igual ao seu Miguelzinho eu teria sido uma mãe mais feliz. rsss
bjs cariocas

Dona Flor disse...

Quando li o nome do seu post, achei que tinha a ver com o modo dos homens daqui irem ao banheiro. Olha, eu sei que isso mexe com os brios machistas de algumas mães, mas eu ADORO o fato dos homens aqui fazerem xixi sentados. Nada de errar a mira ou respingar pra todo lado pra gente limpar!!

É tão difícil aprender a ser mãe, né? Tem horas que eu até acho que um pouco de instinto ainda é melhor do que muita "dica de especialista". Só você vai saber o momento certo do Miguelzinho deixar as fraldas. Beijos!!

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Amei este post! Sabe que meu filho nem nasceu ainda e já me peguei pensando nisso: quando for a hora, será sentado ou em pé? Agora tive uma boa idéia do que fazer..obrigada! Boa sorte na hora de resolver mais esta etapa aí com seu filhote :)