10 de agosto de 2009

Valores

A Nina do blog Entre mãe e filha postou o resultado de uma pesquisa feita na Alemanha sobre quais os valores que os alemães consideram mais importantes. Abaixo o resultado da pesquisa:

1. Verdade - 74%
2. Família - 68%
3. Respeito pelo outro - 61%
4. Liberdade - 60%
5. Prestabilidade e solicitude - 54%
6. Educação e gentileza - 51%
7. Estudos - 51%
8. Segurança - 50% (referindo-se a segurança de se conseguir um trabalho depois dos estudos)
9. Tolerância - 41%
10. Tradição - 15%
11. Religião - 14%
12. Patriotismo - 8%

A Alemanha não é um país perfeito e como em qualquer outro país do mundo, encontramos pessoas que passam longe de considerar os valores citados nessa pesquisa. Mas depois de viver aqui por quase 3 anos posso afirmar que a maioria realmente pensa assim e dão importância para o que realmente vale a pena na vida.

Agora to aqui imaginando o resultado dessa pesquisa se ela fosse feita no Brasil, principalmente se fosse aplicada lá no senado, em Brasília.

Não se possui o que não se compreende!
(Johann Wolfgang Von Goethe)

2 comentários:

Lucia disse...

Eh interessante a mentalidade de paises diferentes. Depois de passar 3 anos ai, vc voltaria pro Brasil? Bjos

Liza Souza disse...

Lu, é muito dificil dizer pq apesar de todas as coisas boas que temos aqui, toda minha familia está no Brasil e sinto muita falta deles. Se eu tivesse a oportunidade de te-los aqui comigo certamente nao voltaria. Hoje me sinto feliz aqui e nao penso em voltar, mas tudo pode mudar, né? Mas, agradeco a Deus todos os dias pela oportunidade de viver e criar meu filho num pais com uma mentalidade tao diferente do Brasil.
Beijos