15 de junho de 2012

A falsa imagem da vida perfeita

Este post é candidato ao "Melhor post do Mundo, da Limetree". Nao deixe de votar no texto, clicando na imagem  da Limetree aqui do lado.

Tenho pensado muito em como as pessoas criam fantasias em relação a vida dos outros, principalmente se esse outro mora fora do Brasil. Eu mesma convivo com pessoas que pensam que minha vida é perfeita e que o maior dos meus problemas é pensar como vou gastar os milhões de euros que ganho aqui (isso sem trabalhar, é claro!). Quem dera, hein! Pensam que por eu ser casada, mãe de dois filhos, por não precisar trabalhar e ainda morar na Alemanha, vivo a vida dos sonhos. Mas, devo confessar, mesmo correndo o risco de acabar com essa falsa imagem da vida perfeita, que também sou cheia de problemas.

Minha vida está longe de ser um mar de rosas, tem dias que tenho vontade de sumir, eu também choro, também perco a paciência, também me frustro, também queria ter feito algumas coisas de forma diferente, também tenho sonhos que não se realizaram. Tem dias que me sinto fraca, incapacitada para a maternidade e para o casamento e me pergunto que tipo de mãe e esposa estou sendo para a minha família. Também tenho TPM (marido que o diga), também fico brava e morando longe do Brasil, convivo dia após dia com uma saudade enorme.

Viver não é fácil para ninguém, nem para os solteiros, nem para os casados e muito menos para as mães. Nem para quem mora na Alemanha, nem no Brasil, nem em qualquer lugar desse mundo. Os problemas desconhecem fronteiras, atravessam oceanos e acompanham a gente para onde quer que a gente vá. Quando eu vim pra Alemanha, trouxe alguns na minha bagagem, uns resolvi, outros não e aqui ganhei mais alguns. Coisas da vida! Não estou lamentando, ao contrário. Acho que uma pessoa que vive sem problemas não é capaz de dar valor as coisas boas que ela recebe.

O segredo é aprender a lidar com os problemas, não viver pelos cantos se fazendo de vitima e empurrando a vida com a barriga sem coragem de passar por cima e enfrentar aquilo que te faz mal. Essa lição eu aprendi bem, com o tempo, com a maturidade, lidando com as dificuldades da vida a dois, a três, e agora a quatro. Acho que o segredo da felicidade está ai. Perceber que ser feliz não tem nada a ver com ter problemas. Eles existem e pronto. Ser feliz tem a ver com a maneira como você convive com isso. É preciso aprender que a felicidade não está condicionada a uma vida fácil, e que essa vida perfeita não existe nem em filmes de contos de fadas.

Tem a ver também em não viver fazendo comparacoes. A vida do vizinho ou daquele parente que vive lá na Europa não é melhor que a sua. É vida como a sua; com altos e baixos, momentos bons e ruins. Vai por mim, eles enfrentam as mesmas dificuldades no casamento, na educacão dos filhos e também precisam abrir mão de muitas coisas em funcão de outras. Ser feliz só depende da gente aprender a acreditar nessa grande verdade: a gente pode superar tudo o que vier pela frente, pode vencer todas as dificuldades com a forca e a fé que cada um carrega dentro de si e lembrando sempre que viver por mais difícil que seja, vale muito a pena.

* Este texto foi postado originalmente em 11/05/2012 e foi editado para o concurso.

3 comentários:

Lúcia Soares disse...

Liza, corrija a data, vc colocou que o texto original foi postado em 11/05/2013. rsrsr
Lindo texto, claro que vou lá votar.
Realmente, a vida é cheia de problemas, mesmo quem acha que não ter aperto financeiro seja vantagem (sempre é, mas não é o mais importante), mas há coisas que independem de termos ou não dinheiro.
Conviver, enfrentar, decidir, aceitar, tudo é válido pra que os problemas se minimizem. Sempre que pensarmos que "a grama do vizinho é mais verde", temos que nos lembrar que é ele que cuida dela, não depende de nós que ela seja mais bonita. Temos que olhar e cuidar da nossa grama, para que ela tb seja "invejada".
Beijo!

Meire-Brasil disse...

Liza, concordo com tudo que você falou.

BJS

clabrazil disse...

Felicidade está mesmo em se conhecer e ver que quase tudo na vida é causa e conseqüência.

Além de estar ao lado dos seus, é claro. O resto é crise management. :-)