27 de outubro de 2011

Longe da família?

Sempre alguém questiona como eu dou conta de criar meus filhos longe da família, sem ajuda de ninguém. Também já ouvi por ai, que a falta de convivência com os parentes poderia causar alguns problemas para os meninos. Quando a gente decide se aventurar no mundo da maternidade, sabe que não será fácil, que surgirão dúvidas, que a gente vai errar feio, e que no fundo, mesmo que a gente viva numa casa repleta de parentes, a decisão deverá ser sempre somente do pai e da mãe. Para mim essa é a receita de sucesso tanto para o relacionamento do casal, quanto para a criação dos filhos: ninguém deve meter a colher, por mais experiência e boa intenção que tenha.

Eu sinto muita falta da minha família. Depois de 5 anos morando fora, a saudade mudou um pouco. Não é mais aquele sentimento avassalador, que me amargurava e me fazia sofrer dia e noite; ainda me acompanha todos os dias, mas de uma forma gostosa, sem fazer mal ou causar dor. Sinto falta de tê-los por perto, de rir e chorar junto, de participar das conquistas deles, mas eu nunca deixei de viver tudo isso por morar longe. Da mesma forma que a minha família nunca esteve fora da vida dos meus filhos e nunca estará, mesmo morando a 10.000 km de distancia.

Eu não acho que viver longe dos avós, dos tios e primos vai trazer trauma para os meus filhos. Tenho certeza que morar longe deles, não fará com que os meus filhos sejam menos ou mais felizes. Mesmo por que, Deus nos deu um grande presente e a gente tem convivido com muitas pessoas especiais por aqui. Amigos muito chegados, amigos que são como irmãos e que são a nossa família por aqui. Pessoas com quem a gente sempre pode contar, que participam das nossas alegrias e nos ajudam nos momentos difíceis. Pessoas que se preocupam, que tem um carinho especial por nós e pelos nossos pequenos e que parecem nos acompanhar desde sempre. Isso é ou não é ter família por perto?

E à essa nova família que nós encontramos por aqui, aos amigos que tem feito nossos dias melhores, o nosso amor, nossa gratidão e amizade eterna! E um beijo especial a essa parte da nossa nova família que veio colorir o nosso fim de semana e que nos fez muito bem. Obrigada Flor e Rainer pela visita!

8 comentários:

Anônimo disse...

Eh isso mesmo minha amiga irma!
Concordo, concordo e concordo... sou muito, mais muito abencoada pela familia que Deus me deu aqui nesse pais! Vcs 4 sao d+!!!
E viva a desvirtualizacao!!!
Bj,
Patricia

Flor disse...

Nós que agradecemos o carinho da acolhida. Adorei te ver e sentir de pertinho que está tudo ótimo por aí. Os meninos são lindos e brincar com o Miguel foi uma delícia. Alguém que entende meu alemão! hahahahaha ;-)
Mil beijos e até a próxima, que, se Deus quiser, não vai demorar!

Anônimo disse...

Moro no exterior há 14 anos... Já fui ao Brasil algumas vezes e agora estou com passagem marcada para este inal de semana... Pela primeira vez é com passagem só de ida para o Brasil... Estou com o coração tão apertado...
Meus pais estão no Brasil e eu acho que eu deveria estar muito ansiosa para vê-los. Sinto-me egoísta e fico muito triste pq eu sei que no fundo, tudo o que eu estou com medo é de que eu não me acostume com o Brasil.
Amo o lugar onde vivo.
Não sei o q fazer... Estou triste sabendo que sentirei falta daq e não consigo ficar feliz por saber q verei meus pais...
Amo muito meus pais e meus irmãos. Será que meu egoísmo é tão grande q não consigo amá-los mais do q amo meu comodismo e meu próprio umbigo?
É só um desabafo...

Liza Souza disse...

Querida anônima!
Eu entendo a sua ansiedade, tristeza e aflicao e acho super normal que todos esses sentimentos estejam misturados que voce dentro de voce nesse momento. Depois de anos fora, é normal sentir medo de voltar e ter que reconstruir uma vida no Brasil. Também nao é fácil deixar tudo o que a gente construiu fora de lá. Toda mudanca gera medo, assusta a gente, deixa a gente um pouco confuso. Mas, pense que as mudancas também podem servir de impulso para nos levar para lugares melhores, onde a gente pode ser mais feliz. Toda escolha tem perdas e ganhos. Certamente voltar para o Brasil será bom em alguns aspectos e ruins em outros. E nao se cobre tanto em relacao ao sentimento com os seus pais e irmaos. Eles também amam voce e entenderam e aceitaram que essa volta é dificil e dolorosa para voce. Eles serao o seu apoio, voce vai ver. Apenas deixe o tempo passar e confie que tudo dará certo. Voce pode sim ser feliz em qualquer lugar do mundo, recomecando ou nao, num país melhor ou pior do que o que voce vive hoje. A felicidade está dentro da gente e vai com a gente aonde for. Agora se dê o direito de sofrer, de chorar, de sentir saudade. Voce é humana! Peco a Deus que Ele te surpreenda com coisas boas, que Ele te faca feliz na sua volta, que Ele te toque com Suas maos cheias de amor, que enxugue as suas lagrimas e que te faca transbordar com uma paz tao grande que só Ele pode dar. Tenha certeza que Ele nao te deixará só em nenhum momento. E se precisar conte comigo. Um grande beijo e boa viagem!
Liza

Anônimo disse...

Olá, sou a mesma anônima que escreveu ai em cima... Agora estou no Brasil e completamente infeliz...
Estou com meus pais, meu irmão, meu marido. Todos juntos.... E não consigo ser feliz.
Estou no Brasil... Olho para as ruas e não gosto do que vejo, converso com o povo e não gosto do que escuto... Não estou menosprezando o Brasil, só sei que eu não faço mais parte deste lugar...
Quero voltar para o Japão e não sei como conversar com meus pais. Nem com meu marido ainda falei... Fiz tanto para que ele viesse para o Brasil comigo e agora sou eu quem quero ir embora...
Meus pais ficarão muito tristes se eu for embora, mas eu sei que não posso ficar e viver só a vida por eles...
Meu marido também anda infeliz...
Não sei se é pela mudança de país, pela falta de liberdade Pq estamos morando com meus pais ou se é tudo isso junto...
Me ajude... Não sei o que fazer... Estou confusa e triste...

Liza Souza disse...

Anônima, sinto muito por voce e por toda essa tristeza que voce está sentindo. Gostaria de ter uma palavra de conforto, que pudesse transformar toda essa tristeza e desânimo em alegria, infelizmente nao sei o que dizer, afinal nunca passei pela mesma situacao que voce. Posso até imaginar, mas acho que só quem está vivendo a situacao é que sabe da dimensao da sua dor, né? O que posso dizer, é que voce deveria conversar com o seu marido. Ele também deve estar vivendo momentos dificeis nessa volta e também deve estar querendo poupar voce. Sabe, casamento é compartilhar tudo; é dividir o que é bom e o que é ruim também. Nao leve essa carga sozinha, afinal apenas juntos voces poderao decidir o que é melhor e se preciso mudar, voltar atrás na decisao ou juntos enfrentarem de fente as mudancas, encarando que juntos poderao vencer, por mais dificil que seja. Converse com ele, sem medos, preconceitos. Se necessário, chore, grite, mas nao guarde os seus sentimentos dentro de voce, por que colecionar dores, nao é o melhor caminho para comecar uma vida nova. E peca a Deus que te mostre a vontade Dele. Ele abre portas onde nao há e certamente transformará todas essas trevas que tem envolvido voce, em luz. Forca, querida! E me mande noticias, ok? Estarei orando por voces! Beijos

Anônimo disse...

Olá...
Eu decidi e conversei com o meu marido... Resolvi que vamos voltar para o Japão...
Sabe qual meu medo agora? E meus pais?
Tenho muito medo de perdê-los e nem ao menos aproveitei a vida com eles... Não sei o que fazer...
Desespero-me em pensar que se eu estiver longe e meus pais morrerem, vou enlouquecer... Não seu o que fazer...
Como as pessoas convivem com isso?
Acho q sofro por antecipação...
Mas não consigo ser de outro jeito...

Liza Souza disse...

Vai dar tudo certo, voce vai ver! Seus pais vao entender a sua decisao e vao ficar felizes por voce, afinal o que os pais mais querem nessa vida é saber que os seus filhos estao felizes. E quanto aos seus medos, é normal que eles existam. Pegue-se com Deus e coloque tudo nas maos Dele. Ele trará a tranquilidade, a paz e te mostrará que Ele e somente Ele está no controle de todas as coisas. Beijos