10 de março de 2011

Respondendo ao Caramelo

Eu fui convidada pela Gy do blog Querido Deus, obrigada por me exportar, para participar do quadro Responda ao Caramelo, falando um pouco sobre o cristianismo. Para começar vou falar um pouco da minha conversão. Eu me converti quando tinha 17 anos, num dos momentos mais difíceis da minha vida. Meus pais tinham acabado de se separar definitivamente e meu mundo tinha se aberto debaixo dos meus pés. Eu estava cansada, vazia, não tinha prazer em viver e desejava morrer. Eu precisava achar uma paz que eu não conhecia. Precisava estar nos braços de alguém que me amasse de verdade, sem impor condicoes; alguém que cuidasse de todas as mágoas que eu juntei durante aqueles 17 anos, e que me apresentasse a verdadeira felicidade. Tudo isso eu encontrei quando conheci Deus de verdade. Quando tive uma verdadeira experiência com Ele e quando descobri o quanto Ele havia me amado durante todos aqueles 17 anos tao sofridos, enquanto eu procurava em outro lugar e não conseguia enxergar tudo o que Ele tinha feito e ainda fazia por mim. Sabe, aquele nosso primeiro encontro foi mágico, inesquecivel e arrebatador. Ele realmente preencheu todo o vazio da minha alma e derramou sobre mim uma felicidade tão grande, que nada nesses 16 anos que tenho vivido ao lado Dele me tirou.

A ideia da Gy ao falar do tema, era responder a Lis do blog Apenas um lugar para ser, sobre a relação dela com a religião evangélica e de como ela pondera o que ouve na igreja, se ela se deixa influenciar por tudo o que ouve ou se consegue ter uma identidade própria. Bom, para mim religião não tem nada a ver com servir a Deus. Não é ela quem te aproxima Dele e que te faz se achegar em Seus braços. Na verdade, muitas vezes ela até atrapalha. Quando eu me converti fui para uma igreja batista, mas estou certa que teria tido uma experiência tão tremenda quanto a que tive, se estivesse em qualquer outro lugar. Na minha opinião o que fez e faz a diferença é Jesus. É reconhecer e receber todo o amor que Ele nos oferece. É reconhecer a Sua grandeza e majestade, seu sacrifício numa cruz por cada um de nós, quando nenhum de nós merecemos tal sacrifício. E esse Jesus você nao conhece quando busca religiosidade. Voce só o conhece através da palavra de Deus: a bíblia. É ela que nos leva à verdade, que abre nossos olhos e nossos ouvidos, que enche nossos coracoes e que garante que nós nunca seremos confundidos. É ela quem traz a resposta a todas as nossas perguntas, que nos mostra o caminho certo a seguir, que nos orienta, ilumina, purifica.

Eu acho importante estar no meio de outras pessoas que tem esse mesmo desejo de adorar a Deus, por isso gosto muito de estar numa igreja. Quer um exemplo: não é gostoso quando encontramos nossos amigos e trocamos muitas ideias com eles? A gente aprende um com o outro, divide pensamentos, aprende novas coisas. Funciona assim também numa igreja. Você conhece pessoas que carregam lindas experiências com Deus e que estam dispostas a partilhar isso com você; então você tem oportunidade de aprender, ensinar, partilhar, crescer, amadurecer, amar. Meu foco na igreja sempre foi um só: Jesus e eu sempre me esforcei e orei para nunca perder esse foco. Então se ouço algo que não gosto, se vejo algo que não acho certo, não tomo aquilo pra mim. Guardo dentro de mim o que é bom, o que é errado jogo no lixo. O homem é muito imperfeito e é claro que sempre vai cometer erros em qualquer religião, em qualquer igreja. Se eu me focar nos erros de um pastor ou de uma pessoa da igreja, não vou conseguir ficar em lugar nenhum e vou me preocupar tanto com isso que acabarei me perdendo no caminho. Eu já vi isso acontecer muito. Pessoas que se perdem de Deus e deixam a presença Dele por estarem com seus olhos fixos em coisas vazias e sem importância. Fazem dessas coisas o seu próprio deus e andam por ai vivendo uma vida vazia, tentando preencher o buraquinho insaciável que existe dentro de cada ser humano, com coisas que nunca poderão preencher.

Eu posso até escutar muitas coisas de outras pessoas, mas certamente só guardo para mim o que tenho certeza. E essa certeza vem da palavra de Deus que é infálivel. É lá que eu encontro as respostas e por isso nunca me deixei moldar pela crença de outras pessoas. Claro, que hoje não sou a mesma Liza de 16 anos atrás. Aprendi muito ao longo do caminho e a cada dia tenho aprendido mais. Deus tem feito grandes coisas na minha vida e me ensinado a cada dia através da palavra Dele e das inúmeras experiências que temos tido juntos. Algumas pessoas acham loucura tudo isso. Realmente, as coisas de Deus parecem loucura, mas quando a gente experimenta, sabe que é real. Deus é real! O amor Dele é real! A felicidade que Ele nos dá é real! E ele é o único que pode preencher esse vazio que cada um de nós tem dentro de si.

Gy, obrigada pelo convite. É sempre bom falar da nossa vida com Deus e de como é bom tê-lo caminhando ao nosso lado, nos guiando, nos guardando, nos segurando nos braços quando é preciso.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." Joao 3:16,17

4 comentários:

Gisley Scott disse...

Muito obg por ter decidido participar e aceitar o desafio.Gostei muito da sua visão sobre o assunto e sobre a fé.Disseste tanto e contra o que Deus fez nas nossas vidas nada pode ser argumentado, apenas visto, não é mesmo?

Que Deus continue te usando poderosamente para a glória Dele!

Bjos

Lúcia Soares disse...

Liza, falar de religião é sempre muito polêmico.
Eu me dou super bem com você e com tantos que conheço que não são da mesma igreja.
Mesmo sabendo que foi ELE que instituiu a Igreja e sabia que isso não uniria os homens (não tem unido, mas é o objetivo).
Meu Deus é o mesmo Deus de todos, se verdadeiramente O conhecemos.
Fui instruida no catolicismo e sempre me bastou, conheço Jesus desde que fiz minha catequese. E Ele sempre está comigo, nunca precisei sair à procura de nada, tive sempre todas as respostas no meu coração.
A igreja católica não acolhe como as outras, mas é nela que me sinto bem.
De maneira geral, o católico é visto (e o é) como relapso, pois nem todos (uma minoria, hoje em dia) frequentam a igreja, ofertam o dízimo, etc.
O que eu sei é que é muito difícil viver sem a fé.
Deus/Jesus são nossa fortaleza.
Para nós, católicos o culto a Maria é importante, necessário e real. E nossos santos, pessoas comuns que se distinguiram por difundir a religião, são os intercessores.
Por que precisamos deles?
Não sei, só sei que atuam. E como!
Querida Liza, o que mais importa é acreditar, seguir e ter fé.
Cada um que viva com sua (des)crença e seja sempre feliz.
Não acreditar é direito de cada um.
Acreditar é viver mais certo de que tudo vale a pena.
Beijo, amada amiga!

Nilce disse...

Oi Liza

Não podemos viver sem a fé, sem uma crença, pois tudo que vemos em volta nos mostra a presença e a criação de Deus.
Fico feliz por você ter se encontrado nesta fé que te envolve, ilumina e faz feliz.
Deus te abençoe sempre minha querida e que Jesus se faça presente sempre em seu coração.
Muita luz e paz para você.

Bjs no coração!

Nilce

Shen disse...

Liza, hoje li pela primeira vez o seu blog e fui imediatamente cativada por ele. As suas experiências com Deus me impressionou. Pude ver a benção do SENHOR na sua vida. Ele honra quem honra a Ele....
"Agrada-te do SENHOR e Ele satisfará os desejos do seu coração, confia nEle e o mais Ele fará!"
Somos um no SENHOR Jesus e que o SENHOR continue abençoando você e a sua família.
Shen