7 de março de 2012

Amor sem limites e a angústia da separacão

Depois de quase nove meses de espera, os dois primeiros dentes do Davi resolveram aparecer. Sem muito alarde, apenas um pouco de diarréia, o que no caso do Davi é algo bom, já que eu vivo lutando contra o intestino preso do garoto. Eu já estou sentindo os efeitos dos dentinhos na pele, mas mordida de amor não dói, não é?

Quem chegou pontualmente foi a angústia da separacão. Aquela dos oito meses, quando o bebê descobre que a mamãe é uma pessoa diferente dele e quando surge um medo danado dela sumir pra sempre. Tem gente que acha que essa crise é mito, mas quando a gente convive com um bebê, percebe que a fase é verdadeira e que exige paciência e amor, afinal segundo psicólogos, é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento psíquico do bebê.

O Davi que adorava dormir com o papai, agora fica lutando contra o sono e procura pela mamãe o tempo todo. Basta colocar ele no meu colo, cantar um pouco e ele adormece. Suas atividades preferidas no momento são ficar no colo da mamãe, brincar com a mamãe, comer com a mamãe ou qualquer coisa que traga a mamãe pra mais perto dele.

E só tem um jeito de ter alguns momentos só para mim. Deixar o Davi brincando com o Miguel. Por que o Davi me adora, mas o Miguel? Ah, o Miguel tem um lugar especial demais no coracão dele. Ele vibra só de ouvir a voz do Miguel. Pula de alegria, solta gargalhadas, olha admirado. Um amor sem limites, uma conexão, uma cumplicidade. Mal sabem eles que esse amor se torna melhor e maior com o passar dos anos. Que eles estarão sempre juntos, numa relacão gostosa; que vão compartilhar segredos, encobrir as "artes" um do outro, sonhar juntos, conquistar o mundo de mãos dadas.

Mas, também já tem briga, ciúmes, implicância. O Miguel pede para brincar com o Davi, mas logo corre por que o Davi quer mordê-lo, sem saber que o que o Davi quer mesmo é dar carinho e que ele só sabe fazer isso com a boca. Tem os brinquedos do outro que são sempre melhores, mais interessantes. Ah, vai falar que um é o seu ursinho pra ver! O outro logo grita que quem é ursinho é ele. E a mamãe, se diverte! Por que tudo isso é sinal de amor. Amor sem limites, amor sem medida, amor de irmãos... E tem coisa no mundo melhor do que amar?

2 comentários:

Liza disse...

Pena que o meu Davi ainda não tem um irmãozinho para estas horas de crise... :-)

bju

Lúcia Soares disse...

Liza, não fui muito amiga dos irmãos, não...Talvez por sermos muitos e a competição fosse grande. Hoje nos damos muito bem, mas somos antes de tudo "apenas" irmãos, nenhum é o melhor amigo do outro, temos mais afinidades com um do que com outro, e assim vai.
Acho que dois irmãos, três, até quatro, dá bem pra administrar a amizade, ainda melhor se as idades são parecidas. Hoje me dou melhor com minha irmã que é 20 anos mais nova, podia até ser minha filha. E não me dou, de jeito nenhum, com a mais velha, incompatibilidade total, é nos vermos e sair faísca, mas não brigamos, apenas não conseguimos ser íntimas. Ficamos naquela de conhecidas amigáveis...rsrsr
Que o amor de Miguel e Davi seja muito forte! Falo pros netos: sejam sempre os melhores amigos um do outro. Acho importantíssimo.
Desejo que Davi passe pelo nascimento dos outros dentinhos sem chateações.
Beijo!