10 de setembro de 2012

Desfralde tardio (e ainda assim no tempo certo)

Eu pesquiso muito sobre maternidade na internet. Mas, quando fui pesquisar sobre o desfralde tardio, observei que quase não existem textos que tratam desse assunto. Eu não acredito que algumas mães não tenham tido dificuldade em desfraldar os seus filhos, e que só tenham conseguido quando eles estavam mais velhos do que a idade "normal" que dizem por ai. Acho que a questão é a vergonha mesmo, afinal espalhar aos quatro ventos que você "falhou" desfraldando o seu filho aos 4 anos não parece ser um troféu que alguém queira levantar, ou melhor, quase ninguém, por que eu quero. 

Eu tentei desfraldar o Miguel três vezes. Desisti nas duas primeiras, quando percebi que ele ainda não tinha maturidade suficiente para isso. Na primeira vez, ainda havia o empecilho da língua. Ele demorou demais para falar e não pedia para ir ao banheiro. Ah, quantas vezes as pessoas me olharam com olhar de desaprovação por ele com três anos ainda usar fraldas. A minha consciência mesmo, lançou sobre mim inúmeras dúvidas que me fizeram questionar a minha capacidade como mãe. Por vezes achei que o dia do desfralde jamais chegaria. Enfim chegou e eu aprendi muito nesse tempo e nessas três tentativas, e quero compartilhar um pouco com vocês.

A primeira coisa: não existe idade certa para desfraldar uma criança. Ela pode estar pronta antes dos dois anos e pode só estar pronta aos quatro anos e meio, como foi no meu caso. Imagino que exista crianças que precisem de mais tempo que isso. O segredo é observar a criança, conhecê-la e não submetê-la à algo para qual ela não está preparada. E não pense que o tempo certo não vai chegar ou que você não saberá reconhecer os sinais. Chegará e você também estará preparada, por que nós também precisamos de preparação já que somos essenciais para tornar esse processo mais fácil para os nossos filhos.

Eu sempre soube que seria um tempo difícil, que eu teria que limpar xixi no chão, no sofá e em lugares inimagináveis. Confesso que algumas vezes joguei cuecas no lixo, por achar impossível limpá-las. As mamães do tempo da fralda de pano eram mesmo heroínas, não eram? Em alguns dias, ou melhor em muitos, eu quis voltar atrás, desistir e continuar com a fralda. Inclusive desisti nas primeiras duas vezes, né? Mas, se você sente que a criança está pronta, vença as dificuldades junto com ela e saiba que essa fase passa muito rápido. Não volte atrás, siga em frente, afinal é um processo pelo qual a gente terá que passar,.

O tempo do desfralde é algo bem pessoal. Com o Miguel durou menos de duas semanas, mas algumas amigas levaram meses até conseguir. Não fique comparando o seu filho com outras crianças. Ele é único e especial. Para algumas coisas ele terá facilidade, para outras não. Lembre-se cada um tem um dom, cada um tem uma função, assim como cada órgão do nosso corpo que tem uma função e que só juntamente com todos os outros órgãos podem fazer com que o corpo funcione perfeitamente. E não dê ouvidos à opiniões que te fazem mal, não dê ouvidos ao que te faz sofrer, ao contrário do que dizem ai, a voz do povo não é a voz de Deus e Ele não julga, não faz diferença entre as pessoas, ao contrário, ama você, o seu filho e no tempo certo é quem capacita vocês para todas as coisas.

Dizem que o desfralde noturno leva mais tempo. O Miguel já não fazia xixi a noite meses antes do desfralde diurno. Como eu disse, cada criança é uma criança. Sabe como eu fiz para saber se podia mesmo tirar a fralda da noite? Comecei a olhar a fralda dele bem cedinho, assim que ele acordava. Só não deixava passar muito tempo, por que normalmente as crianças fazem xixi assim que acordam, o que poderia me confundir. Dizem que se em três de cinco dias a criança acorda seca, ela está pronta.

E por fim, comemore a vitória de vocês! Deixe a criança saber o quanto você tem orgulho das conquistas dela. Engraçado que até hoje o Miguel sai do banheiro me gritando para contar que fez "caca" e pede para deixar para o pai ver quando chegar. E a gente ainda comemora e vibra juntos! Claro que as vezes escapa um pouquinho de xixi, quando a brincadeira está divertida demais e ele se esquece de todo o resto. Nessas horas não cobre, não brigue, não se estresse. Diga a ele com todo o amor do mundo o quanto isso é normal, afinal me fala se você depois de desfraldado nunca fez xixi na cama? Eu fiz e como fiz!

13 comentários:

hélyta Cerqueira disse...

olá... parece que vc escreveu pra mim esse post. estou com esse dilema. meu filho de 4 anos e meio ainda faz o "2" na fralda. já não sei mais o que fazer e já estou me achando um fracasso de mãe, rs. ele desde os 2 já não usa fraldas, só qndo quer fazer cocô que ele pede para colocar... já fiz de tudo! conversei, briguei, prometi dar coisas, prometi tirar coisas... comprei redutor de vaso do personagem que ele gosta e nada, nada, nada. já tava me sentindo o maior fracasso até ler seu post. realmente a pressão em cima da gente é enorme e a vergonha começa a tomar conta. mas vou tentar relaxar e perceber qual é o momento dele. para não ser tão doloroso nem pra mim e muito menos pra ele. vlw! bjos

Liza Souza disse...

Hélyta, o "2" é a parte mais dificil para as criancas mesmo. E nao adianta nem pegar pesado com eles, por que tem a ver com o psicológico, entao forcar demais acaba sendo ruim. Olha se voce mora no Brasil ou em algum lugar mais quente, vou te dar a dica de uma amiga que me ajudou bastante. Deixa ele sem fralda e sem cueca. Ele vai se incomodar de fazer no chao e vai acabar cedendo e indo ao penico ou ao banheiro. No meu caso deu certo. Tenha paciencia, querida! Eu passei por isso e sei o quanto é dificil pra gente, mas voces vao passar por isso logo. Se precisar é só falar, viu? Beijos

Arali Padilha disse...

Olá... fico impressionada como a internet nos ajuda hoje em dia!! Ajuda até a aquietar nosso coração quando está apertado e não temos com quem conversar ou pedir opinião!! Estava hj eu estressada, nervosa com a tentativa do desfralde, q comecei a somente 5 dias, mas hj foi coco na calcinha, xixi no sofá, q esta la fora ainda pra secar as almofadas, e xixi pelo chão tbem... acabei brigando com minha filha, chorei um monte e me senti um fracasso só. Agora ela dormiu e resolvi pesquisar algo na internet pra me ajudar. E achei seu texto super legal e confortante. Muito obrigada por colocar sua experiencia disponível pra nós. Pelo visto o tal do desfralde é complicado mesmo né... o jeito é eu contar até mil e ter muita paciência! E caso não dê certo, colocar a fralde de volta e tentar mais tarde! Valeu! E realmente, assim como todo o resto, a cobrança do desfralde é grande. Antes me cobravam pq minha filha não andava (andou com 1 ano e 4 meses) depois pq demorou pra falar... 1 ano e 6 meses... e agora as fraldas... é muita cobrança né... fico indignada com isso... mas obrigada!! Ajudou bastante!

Unknown disse...

Ola! eu estou com dificuldade de desfraldar minha filha com 2 anos e 9 meses. Ela nao pede pra fazer xixi quando deixo ela sem fralda ela faz no chao minha casa tem carpete depois de limpar 4 xixis no carpete desisti e coloquei a fralda de novo :( ela chora quando eu coloco ela no troninho dela ou na privada que ja tem assento pra ela. Nao senta de geito nenhum :( de todas minhas amigas que tiveram filhos na idade dela ela eh a unica que ainda usa fralda! reparo que de noite ela nao faz xixi quando dorme pq a fralda dela amanhece seca desde que ela tinha 2 meses de idade mas ela nao pede nem por decreto pra fazer xixi! o que vc me aconselha?

Unknown disse...

Ola Minha filha esta com 2 anos e 9 meses e estou enfrentando todas as dificuldades do mundo pra desfraldar ela. Ela nao pede para fazer nem xixi nem coco e tb nao fala que fez. Deixei ela sem fralda a manha toda e depois de limpar 4 xixis no carpete nao tive como deixar ela sem fralda mais pq ela faz xixi e nao me fala que ta molhada continua sentada la onde fez brincando no meio do xixi nao sei mais o que fazer pois toda minhas amigas que tem filhos mais nova que ela nao usam mais fralda o que vc me aconselha? ela tem pavor de sentar no troninho dela e na privada

Michele disse...

Olha, quero muito agradecer pir esse post, me ajudou muito, obrigada por não me fazer sebtir tão inútil eerrada adsim, por dividir conosco sua trajetória!!!

Anônimo disse...

Ola....adorei ter lido sua pagina.....minha filha tem 3 anos e ja tentei desfraldar duas vezes....ha dois meses ela esta indo a creche e ja me pediram pra desfralda-la..pq la eles nao ajudam.....as vezes ela vai e usa o peniquinho direito...no outro dia ela faz atras do sofa.....muitas vezes me senti fracassada como mae nesse quesito...e ler sua pagina...me fez sentir melhor....obrigada!!!

Andréia disse...

Gostei muito do que li, na verdade até me trouxe um certo alívio. A minha filha esta com 2a e8m,é muito esperta, mas com relação a pedir pra fazer xixi e coco esta mt difícil.Se eu levar no banheiro ela faz, mas se não ,não pede de jeito nenhum.Já me perguntei várias vezes o que estou fazendo de errado.O jeito é ter paciência e continuar tentando. Obrigada

Ju Blasina disse...

Obrigada por esse texto [sei que é antigo, mas pra mim caiu tão atual!] honesto e esclarecedor! Lá em casa, tá difícil, viu... Quase 4 anos e muitas tentativas fracassadas de desfralde. E o 'pior': vejo que ainda não vai ser 'nesse verão' [aqui no RS a gente precisa da ajuda co clima pra passar por essa experiência de xixis pela casa]. Percebo que a fala e o desfralde estão mesmo muito associados - meu filhote começou a falar mesmo há uns 6 meses. só agora avisa quando faz cocô e xixi, mas nem é por isso: é que um salto de desenvolvimento enorme feito o da fala, mantém a criança bem ocupada, né? uma coisa de cada vez ;] Tenho paciência, respeito o tempo dele, não ligo para os olhares que nos julgam [e são muitos], mas olha... quando o tempo sem fraldas chegar... vai ser de muita felicidade <3

Anônimo disse...

OI querida! Amei ler seu texto. Minha bb está com 2a4meses e estou com muita dificuldade. Ela é extremamente esperta e o problema maior é que ela é muito alta, parece ter mais de 4 anos e todo mundo fala.... Essa mocinha ainda usa fraldas? Ja tentei várias vezes e acabo desistindo. O pediatra falou que é normal, mas eu me sinto uma pessima mãe! As crianças que vão na creche param de usar fraldas com 1 aninho e eu com todo amor e carinho não consigo... me sinto muitas vezes um fracasso total! Me senti melhor ao ler seu texto... vou tentar novamente, dessa vez sem desistir! Obrigada mesmo

Unknown disse...

Olá Liza! Sei que você escreveu este pot há algum tempo, mas hoje li e me ajudou demais. Minha filha tem 2 anos e 9 meses e estou na segunda tentativa do desfralde dela, confesso que não esta sendo muito facil, rsrsrs...
Mas após ler seu post, me senti mais motivada. Como você disse cada um tem um dom. Minha filha começou a falar cedo e é muito esperta e inteligente, não tem como ser perfeito né. Apesar de entender bem o mundo em volta dela, ela ainda é muito dependente em outras coisas. E o que mais tem me dado trabalho é a questão da fralda.
Obrigada pelo texto!
:*

Unknown disse...

Que Maravilha de post. Mulher de Deus, vc descreveu minha filha que vai completar 4 anos agora no final do mês. Apenas o número 2 está difícil... ou é na fralda ou calcinha. Adorei tbem a sua dica pra deixar a criança sem calça e calcinha, vou tentar!!! Bjinhos

Unknown disse...

Que Maravilha de post. Mulher de Deus, vc descreveu minha filha que vai completar 4 anos agora no final do mês. Apenas o número 2 está difícil... ou é na fralda ou calcinha. Adorei tbem a sua dica pra deixar a criança sem calça e calcinha, vou tentar!!! Bjinhos