15 de novembro de 2011

Mofo e a umidade dentro dos apartamentos

Para mim não tem coisa mais chata do que a rotina diária para retirar a umidade de dentro do apartamento. Abre janela até a umidade sair (nisso o cômodo compete com o freezer em quem está mais gelado), depois liga o aquecedor e deixa o cômodo aquecer. A sugestão é que a janela seja aberta de 3 a 5 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia, agora pela manha, até que a umidade saia completamente, é preciso bem mais tempo. No banheiro e na cozinha a regra é: cozinhou ou tomou banho, abra a janela. Ah, em hipótese alguma deve-se secar roupa dentro de casa. A temperatura ideal para o dia é de 21 graus e a noite 19 graus. E se a teoria já é um saco, imagina isso tudo na prática?

Nem preciso dizer que não consigo fazer isso todos os dias, ? (que a proprietária do apartamento não aprenda português e não leia o meu blog) Mas, até que ventilo bem o apartamento e tento seguir a rotina, por mais chata, cansativa e fria que ela seja. Mas, não tem jeito e basta o frio chegar, que vejo bem lá no alto da parede do meu quarto e do quarto do Miguel (nas paredes que dão para a rua), uma manchas amareladas de mofo. Mas, aqui existem bons produtos para lidar com o mofo. É comprar, passar e matar o medonho.

Mas não é que há algum tempo temos tido alergia lá no quarto? O motivo era desconhecido. O Bebeto apostava nas cortinas, eu achava que era o tapete. Tirei um, fiz o teste e nada; tirei o outro e nada, até desistir de achar a razão para tanta dor de ganganta e espirro. Então, na semana passada fui pegar as roupas de frio que eu guardava na parte de baixo do guarda roupa e me dei conta de que tudo estava cheirando mofo. Levei dois dias para ter coragem de mexer lá dentro. Arredei o guarda roupa e constatei que a parede estava toda mofada. Sentei, chorei, desmontei o guarda roupa, criei coragem, lavei e dobrei roupa dois dias sem parar. E aprendi a lição: nunca mais coloco móvel nenhum grudado nas paredes desses apartamentos daqui, vou me agarrar ainda mais a triste rotina do abrir e fechar janelas e espalhá-la por ai, afinal a maioria dos brasileiros que vem morar aqui, só aprende isso da pior maneira possível.

6 comentários:

Lu Iank disse...

Liza
eu nao tenho problema com umidade no apartamento. Até pelo contrário, tudo é seco demais. Inclusive quase todos os dias ligo o umidificador.
De qq forma se é para o bem estar de vcs, o sacrificio vale a pena.
Bjs

Lúcia Soares disse...

Cansa, né? Mas se tem que ser fieto, que se faça! Agora, umidade que vem nas paredes que dão para fora de casa, ou nas partes que fazem divisa com cômodos que têm encanamento, sempre denunciam algum vazamento. É preciso verificar, senão terá trabalho o tempo todo.
Já tive que desmanchar um armário, que dava fundo com a parede do banheiro, porque o cheiro e o bolor do mofo sempre apareciam. E o banheiro era vistoriado e nada de vazamento. Mas era a umidade do vapor do banho, que passa pelos rejuntes dos azulejos e umedece a parede. Então, não mais coloquei o armário naquela posição.
Beijo!

Ma disse...

Aqui é a mesma coisa, toooodo dia passo aquele rodinho nas janelas, abro, fecho, um poooorre.Hamburgo é super úmida, Faz parte! Bj

Mikelli disse...

eu ja me acostumei com a rotina...sempre faco isso automaticamente. E qual a minha frustracao de chegar nesse apartamento e por mais que eu faca tudo direitinho, tem mofo?!?! =/ A construcao é pessima e por mais que a gente ventile e aqueça, da mofo no nosso quarto. Nao sei mais o que fazer. E qdo reclamamos com o proprietario, eles sempre falam que a gente nao esta ventilando direito. Nossa, a vontade é de mandar eles pra...bem longe! ;) bjs!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Liza, vc deu uma bela aula, rs.

Tô aqui rindo porque a gente sofre com este tipo de coisa aqui na Alemanha. É de doer fazer essa tal ventilacao 3 vezes ao dia.

Um grde beijo

Anônimo disse...

Hola eu nao moro na Alemanha e sim na Espanha mas voce pode comprar pela amazon um desumidificador, è um aparelho tem de diversos tamanhos que tira a agua dos ambientes e deixa tudo sequinho, nao precisa abrir janelas, portas nem nada pode funcionar 24 horas por dia e tiram ate 1,5 litros de agua por dia, eu tenho um grnade que tira uns dez litros, custa uns 150 euros e a melhor marca è o da Delonghi, etenho um pequeno de uso exclusivo no baneiros que me custou 44 euros, mas o ar muito humedo provoca alergias, e bronquite nas pessoas. um beijo Antonia